Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Seminário destaca plano de carreira dos Cargos Técnico-administrativos em Educação

Última atualização em Quarta, 14 de Agosto de 2024, 16h58

evento_SINTUFPI_13-08-2024_selecionadas-3.jpg

Mesa de abertura do evento.

A primeira edição do Seminário de Reestruturação da Carreira (PCCTAE) e Aposentadoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI), promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal do Piauí (SINTUFPI), aconteceu na última terça-feira (13), no Cine Teatro do Campus Petrônio Portella, localizado no Espaço Rosa dos Ventos. O evento reuniu técnico-administrativos em educação, com o objetivo de realizar uma discussão e atualizar a respeito dos conhecimentos e perspectivas da carreira dos TAEs na Instituição.

Gildásio Guedes, reitor da UFPI, participou da abertura do evento e destacou que o Seminário contribui para o desenvolvimento dos participantes. “Existe esse objetivo de dar ciência da situação e promover esclarecimentos sobre ganhos ou mudanças na vida de cada técnico, então, é um momento de conhecimento e de compartilhar experiências.”, afirmou.

Em seu discurso na abertura do evento, Bartolomeu Carvalho, presidente do SINTUFPI, ressaltou a importância da realização do Seminário para os servidores técnico-administrativos. “Temos o dever de trazer esse ambiente para que todos se apropriem dos temas aqui elencados: carreira e aposentadoria”, elucidou

A primeira palestra foi ministrada por Marcelo Rosa Pereira, técnico-administrativo em educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), membro da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira (CNSC) e Coordenador Jurídico e de Relações de Trabalho da FASUBRA.
Ele discorreu a respeito das mudanças e novidades no Plano de Carreiras dos Cargos Técnico-administrativos em Educação. “Vamos conversar um pouco sobre o acordo de greve de 2024: os encaminhamentos, como estão nos grupos de trabalho na Comissão Nacional de Supervisão da Carreira e os grupos de trabalho que estão para ser instalados na mesa setorial no Ministério da Educação (MEC) e no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). É aquilo que mais vem mobilizando a categoria em termos de construção e reconstrução da sua identidade, aprimoramento da carreira e melhoria nos nossos ganhos salariais”, explicou.

evento_SINTUFPI_13-08-2024_selecionadas-5.jpg

A abertura do evento contou com apresentação musical do músico Jardel Viana. Estiveram presentes na ocasião: Bartolomeu Carvalho Sousa, presidente do SINTUFPI; Maria Escolástica Santos, presidente da Associação de Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI); Líbia Mafra Benvindo de Miranda, representando os pró-reitores da UFPI; Francisco Gomes de Araújo, secretário de assuntos jurídicos do SINTUFPI e responsável pela organização do evento; Samara Pereira, representando o Instituto Federal do Piauí (IFPI).

A programação do Seminário continuou durante a tarde, tendo como tema a previdência, sua reforma e os impactos para os servidores públicos de instituições federais.

Plano de Carreira dos Cargos Técnico-administrativos em Educação

Criado pela lei nº 11.091, o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) é um conjunto de diretrizes concebido para regulamentar a carreira desses servidores. Dentre os principais elementos estabelecidos estão as normas para ingresso, o incentivo a qualificação, remuneração e o desenvolvimento profissional. A reestruturação desse regulamento acontece com certa frequência devido a necessidade de adaptá-lo as necessidades e demandas dos técnicos.