A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e Administração Superior da UFPI reafirmam que a indisponibilidade de internet e sistemas verificada nos últimos dias decorreu de um ataque massivo de negação de serviços (conhecido como DDOS) em que o atacante envia milhares de solicitações ao serviço de DNS (responsável pelos endereçamentos de internet), ocasionando a relatada indisponibilidade, face à impossibilidade do sistema em responder a tantas requisições simultâneas.
A equipe da STI, em colaboração com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Centro de Atendimento de Incidentes de Segurança (CAIS), trabalhou de forma intensa para mitigar a interferência. Graças a esses esforços coordenados, o acesso à rede e aos sistemas foi restabelecido e está funcionando normalmente desde a manhã desta terça, 13 de agosto.
Embora o ataque ainda esteja em curso, as medidas implementadas conseguiram contê-lo de forma eficaz. A Administração Superior da UFPI e o STI reafirmam seu compromisso com a comunidade acadêmica e continuará a trabalhar para garantir a prestação de serviços com a máxima eficiência possível, permanecendo atentas e desenvolvendo ações para corrigir todos os problemas.