Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Rumo à Internacionalização: Professores da UFPI são qualificados com Doutorado Sanduíche

Última atualização em Terça, 13 de Agosto de 2024, 16h35

Imagem_do_WhatsApp_de_2024-08-13_às_16.26.09_a2165a01.jpg

Por meio da chamada interna Nº 05/2024 da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG), 13 professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que cursam doutorado em programas da Instituição, foram contemplados com bolsas do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PSDE). A iniciativa, regida pelo edital Nº 06/2024 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tem como objetivo apoiar a formação de recursos humanos de alto nível, concedendo cotas de bolsas de doutorado sanduíche no exterior às instituições de ensino superior. Entre os benefícios recebidos estão auxílio para deslocamento, instalação, seguro saúde e adicional de localidade. A duração da bolsa varia de 3 a 6 meses.

De acordo com a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo, o Programa de Doutorado Sanduíche da CAPES estimula e fortalece a internacionalização da pós-graduação da UFPI. “Os grupos de pesquisa da UFPI ampliam seu leque de colaborações com o exterior, além de aumentar as possibilidades de parcerias e produção de artigos com pesquisadores de instituições de excelência estrangeira. O Programa também promove uma reflexão sobre a base curricular dos Programas de Pós-Graduação da UFPI ao proporcionar o contato com programas internacionais, além de aumentar a visibilidade internacional da nossa Instituição”, enfatizou.

Imagem_do_WhatsApp_de_2024-08-13_às_16.27.38_75c037d6.jpg

Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo

Ainda segundo a Pró-Reitora Regilda Moreira-Araújo, as notas da CAPES atribuídas aos Programas de Pós-Graduação (PPGs) também influenciam o número de bolsas destinadas à UFPI. “Cada Programa de Pós-Graduação que oferece curso de doutorado e tenha nota igual ou superior a 4 na última avaliação quadrienal da CAPES pode ser contemplado com uma cota de bolsa. Nesse sentido conseguimos aumentar o número de bolsas e temos incentivado e apoiado os docentes e discentes dos Programas a participação nos Editais do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE- CAPES. No edital Numero 19/2020 foram concedidas 02 bolsas, no Edital 10/2022 foram 03 bolsas, no edital 44/2022 tivemos 06 bolsas, no edital Numero 30/2023 foram concedidas 16 bolsas e no Edital 2024 foram 20 bolsas concedidas pela CAPES, o que representa um grande avanço para a internacionalização da UFPI e dos Programas. Esse acréscimo se deve ao crescimento da Pós-Graduação da UFPI, especialmente com a aprovação de novos cursos de doutorado”, explicou.

Uma das contempladas na chamada interna da PRPG foi a professora de Educação Física do Colégio Técnico de Teresina (CTT), Thaís Alves Nogueira, que realizará seu doutorado sanduíche na Universidade do Porto, na Faculdade de Desporto, no Centro de Investigação em Atividade Física, Saúde e Lazer (CIAFEL), em Portugal. "Estou extremamente grata e honrada pela oportunidade de conduzir parte do meu projeto de tese em colaboração com o CIAFEL da Universidade do Porto. Sem dúvida, esta será uma experiência incrível em termos acadêmicos, pessoais e profissionais”, afirmou.

Imagem_do_WhatsApp_de_2024-08-13_às_16.28.06_2dccada2.jpg

Professora do CTT/UFPI, Thaís Alves

Enquanto isso, a professora de Química do Colégio Técnico de Floriano (CTF), Nayana Bruna Nery Monção, que atualmente cursa doutorado em Química na UFPI, realizará seu doutorado sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, em Portugal. "É muito gratificante poder internacionalizar a ciência desenvolvida no nosso estado por meio da aprovação do plano de estudo para o doutorado sanduíche, especialmente com o aceite de colaboração da professora doutora Ana Amélia, que intermediou essa etapa. As contribuições serão ímpares, pois a oportunidade de estar em outro país proporcionará maior aprofundamento teórico e prático da pesquisa em andamento, que, neste caso, está focada em melhorias no ensino de Química. Além disso, essa oportunidade abre portas para futuras parcerias e motiva a participação de outros discentes”, destacou.

Imagem_do_WhatsApp_de_2024-08-13_às_16.28.59_5a133672.jpg

Professora do CTF/UFPI, Nayana Bruna Nery Monção

Após o período da bolsa, os PPGs da UFPI deverão promover um seminário para divulgação das pesquisas e das experiências dos bolsistas no exterior.