Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reunião aborda tratativas para realização do SIUFPI 2024 nos campi fora de sede

Reunião aborda tratativas para realização do SIUFPI 2024 nos campi fora de sede

Última atualização em Terça, 13 de Agosto de 2024, 16h21

Imagem_do_WhatsApp_de_2024-08-13_às_16.12.26_9d6c2090.jpg

Reunião aconteceu no Salão Nobre da Reitoria

Com o objetivo de organizar a realização dos Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI 2024) nos campi de Bom Jesus, Floriano e Picos, o reitor Gildásio Guedes se reuniu na quarta-feira, 7 de agosto, com representantes das Superintendências de Tecnologia da Informação, Comunicação Social, Prefeitura Universitária, Cerimonial e os diretores dos respectivos campi fora de sede. O encontro ocorreu no Salão Nobre da Reitoria.

Durante a reunião, foram discutidos a estrutura do VI SIUFPI e todos os requisitos necessários para que o evento aconteça de forma presencial em cada campi. Para o reitor Gildásio Guedes, é essencial levar os Seminários Integrados para os campi do interior da Universidade. “O SIUFPI é o maior evento da Instituição, onde são apresentados trabalhos e projetos de pesquisa nas áreas de graduação, pós-graduação, extensão, entre outras modalidades. Portanto, precisamos desse diálogo com os campi fora de sede para também destacar as produções realizadas em Bom Jesus, Floriano e Picos, promovendo as devidas exposições para o corpo acadêmico local”, ressaltou.

O professor Alexandre de Castro Maciel, novo coordenador geral da Comissão Executiva do VI SIUFPI, comentou sobre os principais objetivos do encontro. “Esta reunião é principalmente para decidirmos sobre a execução do SIUFPI 2024 de forma presencial nos campi fora de sede, atendendo a uma demanda que surgiu após a realização do primeiro evento presencial em todos os campi em 2019. Após a pandemia, migramos para o formato online, e o último evento, realizado no ano passado, aconteceu de forma híbrida”, afirmou.

Imagem_do_WhatsApp_de_2024-08-13_às_16.13.13_728a29ec.jpg

Coordenador Geral do SIUFPI, Alexandre Maciel

Segundo Alexandre Maciel, há a necessidade de definir como o VI SIUFPI será realizado de forma presencial, em parceria com os campi e os Colégios Técnicos dessas três cidades. “Precisamos decidir questões como quais seminários serão apresentados, a infraestrutura necessária de auditórios e salas para a realização dos eventos, o transporte, e também pensar na questão orçamentária. Outro ponto é definir o calendário. Estamos discutindo a possibilidade de realizar o evento na primeira semana de novembro, seguindo o modelo do ano passado”, concluiu.

Para a diretora do Campus de Floriano, Edmilsa Santana, é gratificante ter o retorno do SIUFPI, sobretudo a programação local, incluindo as premiações divididas por campi. “O CAFS irá sentar-se com suas bases, avaliar o que vai ser feito e participar de todos os seminários. A partir de agora, aguardamos orientações precisas da comissão executiva do SIUFPI para que possamos formar a comissão local para execução das tarefas propostas”, acrescentou.

Imagem_do_WhatsApp_de_2024-08-13_às_16.13.37_51ef5a41.jpg

Diretora do Campus de Floriano, Edmilsa Santana

SIUFPI

Os Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI) oferecem um planejamento geral e diverso, que inclui palestras, conferências, mesas-redondas, cursos, minicursos, oficinas, apresentações de trabalhos, talk shows, bazares solidários, lançamentos de livros, assim como apresentações culturais. Os melhores trabalhos apresentados são premiados e essas premiações também foram abordadas na reunião.