A Universidade Federal do Piauí (UFPI) sediará, no dia 15 de agosto, o seminário "Inteligência Artificial para o Cuidado Integral aos Pacientes", em homenagem à Semana Nacional das Leishmanioses. O evento será realizado de forma presencial no Auditório Afonso Sena, localizado no Centro de Ciências da Natureza (CCN/UFPI).
Visando promover o alinhamento conceitual sobre as leishmanioses, o seminário abordará temas como conceitos clínicos, epidemiologia, diagnóstico, estratégias de controle, e a organização do atendimento aos pacientes em diferentes níveis de complexidade.
A professora do Departamento Materno Infanti,l Dorcas Lamounier Costa enfatiza a importância desse encontro para estudantes, profissionais da área da saúde e comunidade externa. "Este seminário é uma oportunidade única para os participantes, pois temos em vista estimular ações educativas e preventivas; promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de vigilância e controle da leishmaniose; apoiar as atividades de prevenção e combate à leishmaniose organizadas pela sociedade civil e difundir os avanços técnico-científicos relacionados à prevenção e ao combate à doença", destaca.
A docente adiciona também, como um dos principais pontos a serem discutidos no evento, as variantes da leishmaniose: tegumentar e visceral (calazar). "Tais doenças persistem como um importante problema de saúde mundial, já que mais de 90% de novos casos concentram-se em 13 países, incluindo o Brasil. A formas mais frequente de leishmaniose é a tegumentar, mas a leishmaniose visceral é expressivamente mais grave, e pode levar a óbito caso o paciente não seja tratado oportuna e adequadamente. Esses fatores tornam o assunto mais pertinente a ser tratado no evento", conclui.
O evento contará com mesas redondas, debates e palestras de técnicos da SESAPI, representantes das Coordenações Regionais de Saúde, técnicos e secretários municipais.
Para inscrição e acesso à programação completa, acesse o link.