Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Transporte acessível da UFPI promove a inclusão e facilita a locomoção da comunidade acadêmica

Última atualização em Quinta, 08 de Agosto de 2024, 08h24

TRANSPORTE_ACESSIVEL-4.jpg

Transporte Acessível da UFPI facilita o deslocamento no Campus Ministro Petrônio Portella

Com o início da circulação do transporte acessível na Universidade Federal do Piauí (UFPI), no final de julho, os estudantes ganharam maior facilidade de deslocamento entre as unidades acadêmicas e os setores administrativos da Instituição. O transporte tem como objetivo promover a inclusão de estudantes público-alvo da educação especial - PAEE (pessoas com deficiência física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial e múltipla, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação). A comunidade atendida também tem direito a um acompanhante durante o trajeto. Esta iniciativa é uma realização da Prefeitura Universitária (PREUNI/UFPI) em colaboração com o Núcleo de Acessibilidade da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (NAU/PRAEC).

O transporte acessível consiste em uma Van com 10 vagas, sendo uma delas destinada a pessoas que se locomovem através de cadeira de rodas. O projeto de rota inicial foi organizado com base em uma consulta pública realizada no início do ano com os estudantes público-alvo da educação especial da UFPI. Assim, os horários e as rotas estão em fase de teste para posterior adequação conforme a demanda.

TRANSPORTE_ACESSIVEL-9.jpg

Reitor Gildásio Guedes conversa com uma das estudantes contempladas pelo Transporte Acessível

Para o reitor da UFPI, Gildásio Guedes, o transporte acessível representa mais uma conquista para a comunidade acadêmica. "Temos uma política de trabalho para fortalecer a presença dos nossos alunos na Universidade, com vários benefícios como bolsas de pesquisa, trabalho, extensão, monitoria e alimentação, somando mais de 2.500 benefícios mensais. Este é mais um benefício que a Universidade oferece aos seus queridos alunos, o transporte acessível, que diminui as distâncias e o esforço de quem precisa desse tipo de serviço", destaca.

O estudante do curso de Química da UFPI, Kaniel Victor Caldas Santos, é um dos beneficiados pelo transporte acessível e compartilha como essa nova conquista o influencia a permanecer na Universidade e concluir o curso. "Minha experiência com o transporte tem sido boa, porque eu e uma amiga já tivemos dificuldades em pegar ônibus para ir embora. Agora, pegamos a Van para chegar até a parada do CCN e pegar o ônibus”, relata.

NAU_31-07-2024_selecionadas-3.jpg

Pedagoga e coordenadora do NAU/UFPI, Dilma Andrade

A pedagoga e coordenadora do NAU/UFPI, Dilma Andrade, destaca que o benefício impacta diretamente nas políticas de assistência da Universidade. "O Núcleo de Acessibilidade tem como missão orientar nossos estudantes, público-alvo da educação especial, para que possam acessar os serviços e benefícios oferecidos pela assistência estudantil, garantindo maior permanência deles na Universidade", afirma.

Ela acrescenta que essa conquista é fruto da colaboração do NAU e da Administração Superior e está sob gerênciada Prefeitura Universitária (PREUNI). "Realizamos um levantamento das demandas e necessidades e, em diálogo com o setor de transporte, planejamos as melhores rotas para que esses estudantes possam usar o transporte acessível. Estamos muito felizes, pois sabemos que o transporte acessível promoverá o deslocamento de estudantes que necessitam de um transporte de qualidade”, enfatiza.

TRANSPORTE_ACESSIVEL-8.jpg

Estudante do curso de Ciências Sociais da UFPI, Francisca Ilma da Silva

Para a estudante do curso de Ciências Sociais da UFPI, Francisca Ilma da Silva, o transporte acessível proporciona o deslocamento de forma mais célere entre os setores da Universidade. “Antes eu tinha que esperar até meia hora, por meio do transporte convencional. Agora, poderei me locomover a tempo para as minhas atividades, além de transitar melhor por todo o campus. É uma conquista para mim e para todas as pessoas que possuem algum tipo de deficiência física”, frisa.

TRANSPORTE_ACESSIVEL-3.jpg

Para saber sobre os horários de circulação confira abaixo:

bro.png

Descrição textual da tabela: A tabela apresenta 3 rotas do transporte acessível com os respectivos horários e locais de paradas. Na rota 01: primeira parada às 7 horas e 40 minutos no DEF, segunda parada às 7 horas e 50 minutos no CT, terceira parada às 8 horas no CCE, quarta parada às 8 horas e 10 minutos no CCHL, quinta parada às 8 horas e 15 minutos no CCN, sexta parada às 8 horas e 25 minutos no CCS, sétima parada às 8 horas e 35 minutos no CCA. Após a sétima parada, o transporte segue para garagem. Na rota 02: primeira parada às 11 horas e 20 minutos no DEF, segunda parada às 11 horas e 30 minutos no CT, terceira parada às 11 horas e 40 minutos no CCE, quarta parada às 11 horas e 50 minutos no CCHL, quinta parada às 12 horas no RU 2, sexta parada às 12 horas e 10 minutos no CCN, sétima parada às 12 horas e 15 minutos no CCS, oitava parada às 12 horas e 25 minutos no CCA, nona parada às 12 horas e 30 minutos no RU 2, décima parada às 12 horas e 40 minutos no RU 1. Após a décima parada, o transporte segue para garagem. Na rota 03: primeira parada às 11 horas e 20 minutos no DEF, segunda parada às 11 horas e 30 minutos no CT, terceira parada às 11 horas e 40 minutos no CCE, quarta parada às 11 horas e 50 minutos no CCHL, quinta parada às 12 horas no RU 2, sexta parada às 12 horas e 10 minutos no CCN, sétima parada às 12 horas e 15 minutos no CCS, oitava parada às 12 horas e 25 minutos no CCA, nona parada às 12 horas e 30 minutos no RU 2, décima parada às 12 horas e 40 minutos no RU 1. Após a décima parada, o transporte segue para garagem.