Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza acolhida de pesquisador indiano e reforça internacionalização do PPG em Química

Última atualização em Quarta, 07 de Agosto de 2024, 13h47

WhatsApp_Image_2024-08-05_at_14.11.41.jpeg

Recepção de Professor Visitante no Salão Nobre da Reitoria

Na segunda-feira (05), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou a cerimônia de acolhimento do pesquisador indiano referência na área de biotecnologia, professor Mahendra Kumar Rai, que atuará como professor visitante no Programa de Pós-Graduação em Química. A chegada do cientista eleva para 12 o total de professores visitantes, representando um aumento de 75% nos últimos três anos, percentual que demonstra o fortalecimento da Pós-Graduação da Instituição.

WhatsApp_Image_2024-08-05_at_14.11.41_4.jpeg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

Em sua fala, o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, destacou que a contratação de professores visitantes fomenta a produção científica e promove a troca de conhecimentos e experiências na comunidade acadêmica. “Incentivamos a internacionalização, e um dos principais fatores para isso é a contratação de professores externos. Anteriormente, tínhamos em média dois ou três professores externos, mas recentemente contratamos 12. Além disso, criamos 12 novos programas de pós-graduação institucional nos últimos três anos. Estamos em constante crescimento e expansão, e agora estamos divulgando essas iniciativas. Isso faz parte do nosso esforço para melhorar a qualidade dos cursos de pós-graduação e para incluir a universidade em redes internacionais de pesquisa”, afirmou.

WhatsApp_Image_2024-08-05_at_14.11.41_1.jpeg

Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo

A professora Regilda Moreira-Araújo, Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, também ressaltou a importância da chegada do novo professor para a valorização do Programa de Química e para ampliar a visibilidade da instituição. “A internacionalização é fundamental para o Programa de Pós-Graduação em Química, que atualmente é nota 4 e almeja alcançar nota 5. Para atingir essa meta, a internacionalização é crucial. O professor que contratamos possui uma vasta rede de contatos com pesquisadores de todo o mundo, o que abrirá portas para colaborações internacionais, fortalecendo o PPGQ e aumentando a produção científica. Além de contribuir nas pesquisas, ele atuará no ensino, na formação de alunos e em projetos de extensão. Ele mencionou o desejo de fazer um documentário aqui, o que será um diferencial. Essas parcerias são vistas com bons olhos na avaliação da CAPES, e a presença dele como professor visitante por até quatro anos será vital para o avanço rumo à nota 5", destacou.

WhatsApp_Image_2024-08-05_at_14.11.41_3.jpeg

Coordenador do PPG em Química, Edivan Carvalho

O professor Edivan Carvalho, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ), compartilhou a expectativa em torno da atuação do novo docente. “O professor Mahendra é um dos principais pesquisadores da área de biotecnologia no mundo. Ele já esteve conosco anteriormente e, após ter gostado da experiência, decidiu voltar para colaborar em nossas pesquisas, especialmente no que diz respeito à nossa internacionalização. Ele possui uma vasta rede de contatos e uma equipe colaborativa ao redor do mundo, o que será fundamental para fortalecer essa linha de pesquisa em nosso programa”, declarou.

Carvalho ainda acrescentou que o novo docente ajudará a alavancar o Programa de Pós-Graduação em Química. “Ele esteve aqui no ano passado como professor pós-doutorando, tendo recebido uma bolsa com um valor razoavelmente baixo. Agora, conseguimos que ele venha como visitante sênior, equivalendo a um professor titular. Em nosso programa, ele é o primeiro professor a ocupar essa posição”, adicionou.

“Para os alunos, a presença de um docente dessa magnitude traz muitos benefícios. O professor Mahendra irá orientar os estudantes e compartilhar seu conhecimento em biotecnologia, área em que já desenvolvemos algumas iniciativas. Sua contribuição será valiosa em termos de inovação e conhecimento, pois queremos fomentar esse aspecto na biotecnologia e colaborar com os alunos em seus projetos”, concluiu Carvalho.

WhatsApp_Image_2024-08-05_at_14.11.41_5.jpeg

Professor Mahendra Kumar Rai

Por sua vez, o novo docente, professor Mahendra Kumar Rai, expressou seu entusiasmo com a oportunidade de contribuir para o crescimento da instituição e da região. “Estou muito feliz por me juntar à UFPI e ansioso para colaborar com esta comunidade acadêmica vibrante. Minha principal meta é levar nossos alunos a oportunidades internacionais, permitindo que eles cresçam em conhecimento e aprendizado. Além disso, planejo desenvolver um projeto inovador utilizando nanotecnologia, que acredito ter um enorme potencial para transformar tanto a pesquisa quanto a prática na área de biotecnologia”, afirmou o professor Mahendra.

WhatsApp_Image_2024-08-05_at_14.11.41_2.jpeg

Contratação de professores visitantes

Com o intuito de fomentar produções científicas, assim como a troca de conhecimentos e experiências, a Universidade Federal do Piauí recebe 10 professores visitantes nacionais e internacionais. A medida visa intensificar políticas de melhoria aos Programas de Pós-Graduação, além de reforçar a internacionalização da Instituição.

Os docentes passam a integrar os Programas de Pós-Graduação de Enfermagem, Filosofia, Ciência Política, Física, Políticas Públicas, Ciência e Engenharia dos Materiais, Odontologia, Agronomia, Química e Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia e Inovação (PROFNIT). Os PPGs de Enfermagem e Zootecnia já possuem um professor visitante. Assim, a Universidade conta com 12 educadores nacionais e internacionais.