Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > I Encontro Matemático Piauiense de Iniciação Científica (EMPIC) acontece hoje (2) no Campus de Teresina

Última atualização em Sexta, 02 de Agosto de 2024, 16h31

INTERCAMBIO-2.jpg

I EMPIC possibilita a troca entre estudantes de Matemática e oferece oportunidades para discentes ingressantes conhecerem a pesquisa científica.

Ao longo da sexta-feira (2/8), o Auditório Afonso Sena, do Centro de Ciências da Natureza (CCN), foi palco do I Encontro Matemático Piauiense de Iniciação Científica (I EMPIC). A iniciativa partiu dos professores Joel Conceição Rabelo, Ray Victor Guimarães Serra e Sandoel de Brito Vieira, do Departamento de Matemática do Campus Ministro Petrônio Portella, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento foi criado com o propósito de reunir graduandos piauienses em Matemática em um ambiente repleto de aprendizado, descobertas e oportunidades de crescimento acadêmico.

INTERCAMBIO-17.jpg

Professores do Departamento de Matemática organizadores do evento

Membro da comissão organizadora, o professor Joel Conceição Rabelo, conta que o I EMPIC pretende introduzir jovens estudantes no mundo acadêmico por meio da iniciação científica. “Comparecer a este evento é fundamental porque estimula os alunos que ainda não estão envolvidos com a pesquisa a desenvolverem projetos científicos. Além disso, eles se sentem motivados a conhecer programas e oportunidades voltadas para a pós-graduação”, ressalta.

INTERCAMBIO-16.jpg

Estudante de Matemática do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB/UFPI), Pedro Henrique da Silva

Para o estudante do 1º período do curso de Matemática do Campus de Picos da UFPI, Pedro Henrique da Silva, o Encontro abre portas para a curiosidade. Ele menciona que, entre os temas debatidos, sentiu-se particularmente interessado em conhecer mais sobre geometria. “É um assunto que vou trabalhar bastante nos períodos mais avançados do curso. Espero também poder desenvolver alguma pesquisa na área. Acho bastante promissor”, infere.

INTERCAMBIO-22.jpg

Discente do 7º período de Matemática, Campus de Teresina, Ana Luísa Martins Abreu

Além de atrair estudantes ingressantes, o I EMPIC reuniu discentes veteranos, como Ana Luísa Martins Abreu, graduanda do 7º período. “Durante o evento, pude apresentar ao público alguns métodos de otimização irrestrita. Abordei como minimizar custos ou maximizar lucros de uma empresa, utilizando métodos como o gradiente e o de Newton. Dependendo do caso e sua complexidade, escolhemos o método que melhor atenda às necessidades”, explica.

Saiba mais sobre a programação, palestras e pesquisas expostas aqui.