Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Alçando voos: integrantes do GAAI/UFPI farão estágio na OMS e Universidade do Porto

Última atualização em Sexta, 02 de Agosto de 2024, 15h40

WhatsApp_Image_2024-08-02_at_12.13.51.jpeg

Na foto, da esquerda para a direita: Maria Clara Coimbra e Laynara Vitória da Silva Vieira selecionadas para estágios na Universidade do Porto e OMS, respectivamente

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) celebra que duas alunas do curso de Medicina alcançaram marcos significativos tanto em inovação quanto em reconhecimento internacional. Além de se destacarem no Grupo de Agentes Acadêmicos de Inovação (GAAI), Maria Clara Coimbra e Laynara Vitória da Silva Vieira, também conquistaram oportunidades de estágio em prestigiadas instituições no exterior.

Selecionada para estagiar na Organização Mundial da Saúde (OMS) em Genebra, Suíça, onde atuará no departamento de Science Division, Laynara Vitória da Silva Vieira também foi premiada com o Conquer Cancer Merit Award pela Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) em sua Annual Meeting 2023, por sua meta-análise sobre Colangiocarcinoma. Sobre a oportunidade de estágio, a estudante ressaltou: “Minha experiência como Agente Acadêmica de Inovação foi crucial nesse processo. Participar ativamente de projetos inovadores e colaborar com colegas e professores me proporcionou uma visão ampla e multidisciplinar, essencial para atuar em um cenário internacional como o da OMS.”

Enquanto isso, Maria Clara Coimbra, estudante do quarto ano de Medicina, foi aprovada para um estágio de um mês em Portugal, onde irá acompanhar a especialidade de Ginecologia e Obstetrícia na Universidade do Porto, no Hospital São João. Em sua fala, Maria Clara expressou entusiasmo: “Estou muito feliz porque é uma oportunidade única e que sei que abrirá portas no futuro, além de ser muito enriquecedora tanto para a vida acadêmica quanto para o crescimento pessoal”.

GAAI/UFPI fortalece ações inovadoras no âmbito acadêmico

A UFPI deu início ao GAAI em outubro de 2023 como um grupo pioneiro entre as universidades federais do Brasil, destinado a fortalecer a formação acadêmica e promover a inovação tecnológica. O Grupo, composto por oito bolsistas e um tutor docente, tem como objetivo desenvolver projetos inovadores e aplicar pesquisas tecnológicas, movimentando e despertando a aplicação prática dos conhecimentos gerados na Universidade.

GAAI-38.jpg

Tutor docente no GAAI, professor Romuere Rodrigues. Foto: Arquivo SCS/UFPI

Segundo o tutor docente do GAAI, professor Romuere Rodrigues, o Grupo além de levar o conhecimento científico para a sociedade, também estimula seus discentes bolsistas a alçar novos voos na perspectiva profissional. “Nós tivemos duas alunas que foram selecionadas para realizar estágios fora do país, uma dela está na Suíça, estagiando com a Organização Mundial de Saúde, e a outra irá para Portugal realizar um estágio de mês. O processo das bolsas internacionais não é realizado pelo GAAI, as alunas em questão fizeram seleções internacionais e foram contempladas. A gente sempre estimula os alunos do projeto a participar de editais e ajuda eles da melhor forma possível," expressou.

As conquistas de Maria Clara e Laynara são testemunhos do impacto positivo do GAAI e da capacidade da UFPI de formar profissionais altamente qualificados e engajados em suas áreas. “O envolvimento dessas alunas em projetos internacionais e sua participação em um grupo de inovação demonstram o potencial da universidade em fomentar talentos e preparar seus alunos para desafios globais. A UFPI continua investindo na inovação e na excelência acadêmica, e o sucesso de suas alunas é uma prova concreta desse compromisso”, finaliza o professor Romuere Rodrigues.