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SRH/UFPI fortalece atividades laborais com novas instruções para gestão e desenvolvimento de servidores

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Última atualização em Quinta, 01 de Agosto de 2024, 12h16

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Reuniões explicam e esclarem dúvidas sobre o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP), o novo Programa de Gestão e Desempenho (PGD) da UFPI e os procedimentos para as férias por meio do aplicativo SouGov  

Com intuito de sanar dúvidas e orientar os servidores quanto às novas instruções no que concerne às jornadas de trabalho, a Superintendência de Recursos Humanos (SRH) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou três reuniões, entre os dias 24 e 26 de julho, no Salão Nobre da Reitoria. Os encontros foram para discutir o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP), o novo Programa de Gestão e Desempenho (PGD) da UFPI e os procedimentos para as férias por meio do aplicativo SouGov.  

Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP)

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Superintendente de Recursos Humanos da UFPI, Flávia Lorenne, durante explicação para gestores da Universidade

De acordo com a Superintendente de Recursos Humanos da UFPI, Flávia Lorenne, o Plano de Desenvolvimento de Pessoas, instituído por meio do decreto n° 9.991/19, tornou-se um dos mais importantes instrumentos de orientação para a execução e de planejamento da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP). “Ele é elaborado por todas as entidades e órgãos da administração federal fundacional, direta e autárquica, ou seja, membros do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC). O PDP consiste no levantamento das necessidades de desenvolvimento dos servidores e as propostas de soluções para as mesmas”, frisou.

Filipe Paz, Coordenador de Desenvolvimento de Pessoas CDP/SRH, explicou mais sobre como é realizada a elaboração do Plano. “O PDP é elaborado anualmente por meio de um sistema informatizado (Portal SIPEC – módulo PDP), no qual servidores, chefias, profissionais de gestão de pessoas e o reitor, de acordo com seus papéis e perfis no sistema, preenchem informações-chave de levantamento e planejamento”, explicou.  

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Coordenador de Desenvolvimento de Pessoas CDP/SRH, Filipe Hudson de Macedo Paz

Segundo Filipe Paz, no próximo ano, parte desse processo irá sofrer alterações. As mudanças feitas não alteram as perguntas feitas, mas sim a dinâmica para dar respostas a elas e seu processo de elaboração. Além disso, existem mais novidades para 2025 como, por exemplo, o maior envolvimento da chefia por meio da descentralização das informações dos servidores que desta vez serão repassadas a chefia que irá condensar e repassar os dados coletados.  

A novidade é que dessa vez um número menor de pessoas precisarão de cadastro no Portal SIPEC, isso porque quem irá inserir as informações não são servidores de cada unidade da UFPI, mas apenas um único representante da unidade dirigente (centros acadêmicos, colégios técnicos, campi fora de sede e pró-reitorias). Outra novidade é que os formulários terão opções pré-prontas em cada resposta, conferindo agilidade no preenchimento e permitindo que as necessidades sejam melhor descritas.  “A expectativa é que tenhamos um PDP mais alinhado com a realidade institucional da UFPI, ao mesmo tempo um volume menor de necessidades com um registro mais sintético dos dados bem como uma participação mais ativa das chefias”, declarou Filipe Paz.

Programa de Gestão e Desempenho (PGD) 

Promulgado pela Administração Pública Federal, de acordo com as diretrizes estabelecidas, o Plano de Gestão e Desempenho é um programa indutor de melhoramento do desempenho institucional no serviço público. O PGD tem como seu principal foco a vinculação entre entrega de unidades, trabalho dos participantes e estratégias organizacionais e possui duas práticas possíveis para os participantes submetidos, sendo essas presencial e teletrabalho parcial ou integral. O inscrito deve se submeter a uma das duas modalidades possíveis. 

Atualmente, o PGD passa por uma fase transitória para uma nova versão. O assistente em administração da Superintendência de Recursos Humanos, Rodrigo de Castro Cardoso, comentou a respeito dos próximos passos a serem seguidos. “No momento, a Comissão está implantando o novo sistema a ser utilizado na UFPI, o sistema PETRVS, para iniciar os testes com ele”, elucidou. De acordo com o cronograma, o início dos testes começam neste mês de agosto e haverá uma live para explicar mais detalhadamente as mudanças ao longo do mencionado mês, orientações gerais sobre o novo sistema em setembro e o PGD 2.0. será iniciado em outubro. Ademais, o programa recebeu alterações na forma de avaliação já que o plano como um todo deverá ser avaliado dentro de uma escala qualitativa começando com “I” representando um desempenho muito acima do esperado e “V” para plano de entregas não executado. 

Férias do SouGov

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Encontros também contaram com a participação de diretores de centro, campi fora de sede e gestores da UFPI

Outra questão importante diz respeito às férias dos servidores. Antes, solicitações e alterações de férias eram realizadas por meio do SIGRH, contudo, com a função desabilitada neste sistema, passaram a ser feitas por meio do aplicativo SouGov. O atual responsável pela homologação é a chefia imediata. “O prazo recomendado é que haja, pelo menos, 45 dias de antecedência, considerando que o sistema SouGov tem a sua particularidade enquanto sistema e aspecto legal que ele considera também para as devidas marcações de férias. Essa marcação das férias pelo SouGov é tanto realizada pelo servidor técnico administrativo quanto pelo docente”, inferiu a Superintendente de Recursos Humanos, Flávia Lorenne.

No caso dos servidores docentes, é necessário que estejam atentos às férias marcadas de acordo com o calendário acadêmico. Ademais, é recomendado que seja feito o planejamento de férias da unidade, seja acadêmica ou administrativa, e que haja acompanhamento das fichas cadastrais por parte dos servidores e de suas respectivas chefias.

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Público presente no Salão Nobre da Reitoria

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