Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Museu Virtual de História do Piauí (MHP) conquista o Selo do Fórum Saberes Históricos

Última atualização em Segunda, 29 de Julho de 2024, 15h52

ppg_hitória_selecionadas-2.jpg

Grupo responsável pelo Museu Virtual de História do Piauí

O Museu Virtual de História do Piauí (MHP), vinculado ao Curso de História e ao Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí (UFPI), recebeu, no mês de julho de 2024, o Selo do Fórum Saberes Históricos. O reconhecimento, segundo a coordenação do Museu, é uma demonstração da contribuição acadêmica na produção de pesquisas históricas em nível de graduação e pós-graduação, formação de professores e ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica, para efetivação de práticas pedagógicas inovadoras, processo de digitalização, divulgação dos saberes ou produção de conhecimento histórico e historiográfico, por meio de uma plataforma digital, aplicativo e redes sociais, com compromisso ético e responsabilidade social.

O Fórum Saberes Históricos reúne associações profissionais e coletivos que almejam efetivar compromissos éticos sobre a produção e difusão dos saberes históricos. Para os pesquisadores que integram o Fórum, o Selo representa um instrumento de luta para os historiadores e outros sujeitos que fazem saberes históricos, buscando integrá-los no debate público em defesa de uma sociedade democrática.

ppg_hitória_selecionadas.jpg

Museu digitaliza acervo relacionado, sobretudo, à História do Piauí

O Museu Virtual de História do Piauí surgiu no ano de 2020, em plena pandemia da covid-19, para colaborar com a continuidade de pesquisas acadêmicas, atividades de ensino híbridas e remotas, orientações e produção de trabalhos de conclusão de curso, PIBIC, PIBIT e ICV, além de atividades de extensão e inovação tecnológica. O Museu é constituído por pesquisadores vinculados aos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em História do Brasil – PPGHB, da Universidade Federal do Piauí, e conquistou no ano de 2023 a aprovação do Edital 15/2023 CAPES, de Inovação Tecnológica, para formação de professores da Educação Básica e Ensino Superior, com o financiamento de atividades e quatro bolsas para alunos de graduação e uma bolsa de mestrado, contribuindo para permanência e conclusão dos alunos na Universidade, evitando retenção, reprovação e evasão.

Para o professor Francisco Gleison da Costa Monteiro, Coordenador do Programa de Pós-graduação em História do Brasil - PPGHB, o reconhecimento do Museu Virtual de História do Piauí tem grande relevância, pois valida as atividades de docentes e alunos do referido espaço como um lugar de produção do conhecimento histórico e de popularização da ciência.

“O trabalho no Museu tem uma significância coletiva, pois envolve alunos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado). Assim, ao executar as atividades de: digitalizar, armazenar e colocar à disposição do público diferentes arquivos, sobretudo, da história do Piauí, como imagens, documentos e vídeos, promove uma interação entre os diversos níveis de formação. Nesse sentido, vemos uma troca de saberes e aprendizagens que são instantâneas, ao tempo em que preservam documentos e socializam, via o Museu virtual, o conhecimento histórico a partir do acesso à rede mundial de internet em quaisquer lugares”, finalizou o professor.

Segundo o Coordenador Institucional do Museu Virtual de História do Piauí, professor Francisco de Assis do Nascimento: “o Museu Virtual é uma experiência inovadora, que reúne discentes e docentes, cadastrado na Pró-reitoria de Ensino de Pesquisa e Inovação – PROPESQI, conquistando bolsas para discentes por meio do Programa de Iniciação Tecnológica – PIBITI, contribuindo com a profissionalização docente, destacando o fato que egressos do Laboratório lograram êxito na aprovação em seleção dos cursos de mestrado”.

“Eu desenvolvi a habilidade de ter cuidado no manuseio dos materiais para não danificá-los e, principalmente, em utilizar as novas tecnologias, na prática de pesquisa em História”, disse Joel Marcos Brasil, mestrando do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil. Com alegria, o estudante destaca que o Selo é uma forma de reconhecer o trabalho realizado pelo Museu, o qual se estende em “livros de memória”, jornais, revistas e obras da historiografia piauiense clássica. “Posso dizer que, juntamente com meu orientador, fui um dos fundadores, por ser o primeiro membro a participar do projeto MHP, isso ajudou na minha formação como historiador à medida que me fez perceber a necessidade de preservar, armazenar, catalogar, digitalizar e disponibilizar para outros pesquisadores fontes de pesquisas que em um futuro próximo podem não estar mais disponíveis”, enfatizou.

Acesse o Museu Virtual de História do Piauí.