Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor da UFPI prestigia comemoração de 38 anos da UESPI

Reitor da UFPI prestigia comemoração de 38 anos da UESPI

Última atualização em Segunda, 29 de Julho de 2024, 15h29

DSC_0098_1.jpg

Solenidade em alusão aos 38 anos da Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Na manhã desta segunda-feira (29), o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, participou da solenidade comemorativa dos 38 anos de criação da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). O evento, realizado no Palácio Pirajá, sede da reitoria da UESPI, contou com a presença de diversas autoridades e figuras importantes do setor educacional.

DSC_0056_1.jpg

Da esquerda para a direita: o reitor da UFPI, Gildásio Guedes; e o reitor da UESPI, Evandro Alberto

Em seu discurso, o reitor Gildásio Guedes destacou o compromisso e a parceria existente entre as instituições desde a fundação da UESPI. “É um prazer estar aqui para celebrar esta data tão significativa para a UESPI. A UFPI valoriza profundamente nossa parceria com a UESPI e estamos comprometidos com o desenvolvimento conjunto de projetos que beneficiem a população. Parabéns a UESPI pelo seu trabalho e pelos resultados alcançados”, disse Gildásio.

Para o reitor da UESPI, professor Evandro Alberto de Sousa, a presença do reitor Gildásio Guedes representa a importância da colaboração entre as instituições. “Somos instituições coirmãs, e quero agradecer ao reitor Gildásio por ser um parceiro tão dedicado. Juntos, desenvolvemos uma série de projetos, como o PRIL (Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação na Formação Inicial e Continuada de Professores e Diretores Escolares), que visa beneficiar nossas comunidades acadêmicas”, ressaltou.

Nouga Cardoso, ex-reitor da UESPI, refletiu sobre os 38 anos da instituição, destacando a evolução significativa desde a sua fundação, especialmente a partir dos anos 2000. Cardoso enfatizou a dedicação e o esforço envolvidos na construção da universidade e a importância de reconhecer aqueles que contribuíram para seu crescimento. “Durante esses 38 anos, a UESPI cresceu em sua institucionalidade e assumiu a responsabilidade de oferecer uma educação de qualidade. Devemos sempre lembrar e valorizar os pioneiros que fundaram esta instituição com tanta determinação e paixão pela educação”, afirmou Cardoso.

DSC_0110_1.jpg

Autoridades presentes na cerimônia

A celebração também contou com a presença de outras personalidades importantes, como a Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yascar Bento Feitosa Belchio; o Superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos da SEDUC, Paulo Henrique Pinheiro; a Diretora Regional da Defensoria Pública, Karla Andrade; Coordenadora de Bolsas e Auxílio da FAPEPI, Marly Lopes de Oliveira; o Diretor Geral da ESA - Escola Superior da Advocacia do Piauí, Thiago Anastácio Carcará; pró-reitores, diretores, professores, técnico-administrativos e estudantes da UESPI.

A programação do evento teve, além dos pronunciamentos, o hasteamento das bandeiras do Brasil, Piauí e UESPI, apresentação do Coral da UESPI e do Grupo de Dança da UESPI.

Confira mais fotos:

DSC_0078_1.jpg