Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Encontro de Cordas e Teclas do Curso de Música da UFPI promove a democratização da Cultura

Última atualização em Segunda, 29 de Julho de 2024, 09h31

WhatsApp_Image_2024-07-29_at_09.22.25.jpeg

Acontece no período de 19 a 23 de agosto, o Encontro de Cordas e Teclas do Curso de Música da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento objetiva celebrar e apresentar músicas executadas exclusivamente por instrumentos musicais, sem voz. Além de oferecer uma programação bem diversificada, incluindo uma variedade de gêneros, como música clássica, de câmara e brasileira.

O professor responsável pelo evento, maestro Cássio Martins, destaca a presença dos artistas convidados: “Contaremos com uma participação de artistas e professores renomados de diferentes Universidades Brasileiras (UFU, UFPI, UFRGS e Georgia University) e haverá uma mesa-redonda sobre pós-graduação no Brasil e Exterior, palestras sobre vida e obra do compositor Camargo Guarnieri e sobre o Desenvolvimento da Musicalidade”, conta. Na ocasião, o professor Cássio oferecerá um workshop sobre Técnicas e Expressão Musical aplicadas ao Repertório do Folclore Brasileiro.

Além destas atividades, no evento acontecem também: performances ao vivo de músicos e da Orquestra da UFPI; Master Class, ou seja, aulas para alunos que tocam instrumentos de cordas friccionadas e piano;  recital solo de piano e um recital com violino e piano;  e o Encontro será encerrado com uma apresentação da Orquestra da UFPI junto com os inscritos do Festival, trazendo obras consagradas do repertório clássico e brasileiro.

O professor Cássio Martins ainda comenta sobre as expectativas para o evento, salientando o papel do encontro no cenário musical da UFPI e de Teresina, promovendo a arte e a oportunidade de aprendizado e desenvolvimento das habilidades dos músicos e estudantes, tendo a instrução de artistas experientes e renomados: “Servirá também como um ponto de encontro para os amantes da música, democratizando o acesso à cultura musical de excelência. Destacaremos a importância da música instrumental e contribuiremos para seu reconhecimento e valorização dentro da sociedade atual. Por fim, nosso Encontro desempenhará um papel crucial no desenvolvimento artístico, educacional e cultural teresinense”, conclui.

O Encontro de Cordas e Teclas do Curso de Música da UFPI acontece nos espaços da UFPI, no SESC Cajuína e na Escola Dona Gal. O cronograma pode ser acessado aqui.