Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professores da UFPI são homenageados no aniversário de 115 anos do Arquivo Público do Piauí

Última atualização em Quinta, 25 de Julho de 2024, 17h10

1_2.jpg

Professores da UFPI recebem homenagem no Arquivo Público do Piauí. Foto: Arquivo Público do Piauí

No evento comemorativo dos 115 anos do Arquivo Público do Piauí “Casa Anísio Brito”, o Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (NUJOC) e a professora Ana Regina Rêgo, do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foram homenageados. A solenidade também reconheceu outros pesquisadores da Instituição, incluindo os professores do curso de História, Teresinha Queiroz, Pedro Vilarinho, Fonseca Neto e Ronyere Ferreira da Silva, além do professor do curso de Direito, Nelson Nery Costa. Durante o evento, a Academia Piauiense de Letras (APL), professores da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), e outras personalidades que prestaram relevantes serviços ao órgão estadual foram agraciados com homenagens.

O Projeto Memória do Jornalismo, criado em 2010, é uma iniciativa de pesquisa e extensão patrocinada pelo CNPq e pela Capes. Desenvolvido pelo NUJOC e vinculado ao curso de Jornalismo e ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPI, o projeto tem servido a dezenas de pesquisadores das áreas de Comunicação, História, Letras e outras áreas do conhecimento. Até 2019, mais de 30 mil fotogramas de jornais, revistas e outros periódicos piauienses foram digitalizados, abrangendo principalmente os anos de 1830 a 1970.

Entre 2011 e 2020, o NUJOC manteve um convênio de Cooperação Técnica com o Arquivo Público para acesso aos periódicos e digitalização do acervo. O material digitalizado foi inicialmente entregue ao Arquivo em formato de DVD e depois disponibilizado no site do projeto, que também contou com patrocínio da Prefeitura Municipal de Teresina, através da Lei A.Tito Filho.

O acervo inclui documentos dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, além de uma vasta coleção de jornais, desde os primeiros publicados no Piauí até os mais contemporâneos. A biblioteca do Arquivo possui livros raros, incluindo obras de autores piauienses, teses de doutoramento do século XIX e XX, constituindo uma fonte inestimável para historiadores e outros pesquisadores. Conheça mais sobre o Projeto Memória do Jornalismo Piauiense aqui.

ana_regina_homenagem_arquivo_público.png

Professora Ana Regina Rêgo foi uma das agraciadas durante a solenidade. Foto: Arquivo Público do Piauí

Para Ana Regina Rêgo, a singela homenagem fala tanto do reconhecimento do trabalho dos pesquisadores que tem como foco a memória e a história do Piauí, como reflete o afeto que circunda esse grupo de pesquisadores.

Em sua fala, o professor Pedro Vilarinho, também homenageado, ressaltou a importância dos acervos documentais na Casa de Anísio Brito, enfatizando a diversidade e riqueza dos materiais disponíveis. "As homenagens feitas a nós da Universidade, incluindo colegas da UESPI, são uma forma de reconhecer as parcerias com o Arquivo. Fomos convidados para oferecer oficinas e defendemos a necessidade de digitalização e preservação do acervo junto às autoridades. Este reconhecimento ressalta a relação de parceria e amizade entre nós, professores da Universidade Federal do Piauí e da UESPI, e o Arquivo Público. Este é o ponto importante que o Arquivo quis destacar na homenagem aos 115 anos de sua fundação”, concluiu.