Comunidade da UFPI pode contribuir com a sustentabilidade a partir de manuseio da máquina "E+ Reciclagem"
A partir do mês de julho, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) conta com uma nova aliada em sua jornada rumo à sustentabilidade ambiental, a máquina “E+ Reciclagem”, iniciativa pioneira em parceria com a Equatorial Piauí. Este projeto inovador visa não apenas incentivar a reciclagem, mas também recompensar os participantes com benefícios diretos.
Localizada estrategicamente no campus universitário Petrônio Portella em frente ao Restaurante Universitário do Espaço Rosa dos ventos, a máquina “E+ Reciclagem” permite que alunos, professores, funcionários e visitantes descartem diversos tipos de resíduos recicláveis de até 2,5 litros, como embalagens de plástico PET, alumínio, aço, vidro, Tetra Pak (como caixas de leite) e plásticos PP e PE. Cada item depositado na máquina gera Tricoins, uma moeda virtual que pode ser acumulada e posteriormente trocada por bônus na fatura de energia elétrica da Equatorial Piauí.
Além do benefício imediato na conta de luz, os Tricoins também oferecem a flexibilidade de serem convertidos em outros serviços úteis, como recarga de crédito para celular e saldo em aplicativos de delivery, proporcionando uma gama de vantagens aos participantes.
Para utilizar a máquina E+ Reciclagem na UFPI, os interessados podem contar com a praticidade do aplicativo Triciclo, disponível gratuitamente para download em dispositivos Android e iOS. Através do aplicativo, é possível localizar a “Retorna Machine” mais próxima e verificar seu status em tempo real, e até mesmo optar por doar os pontos acumulados para instituições beneficentes parceiras. Atualmente, Teresina (PI) conta com sete máquinas espalhadas pela cidade.
Máquina fica localizada no Espaço Rosa dos Ventos