Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI recebe Embaixador de Portugal para palestra aberta à comunidade universitária no dia 9 de agosto

Última atualização em Quinta, 25 de Julho de 2024, 09h37

Palestra_Assinter.jpg

A Assessoria Internacional da Universidade Federal do Piauí (UFPI) promoverá, no dia 9 de agosto, às 11h, a palestra "Portugal e Brasil, Unidos na Língua e na Democracia", que contará com a presença ilustre do embaixador de Portugal, Luís Felipe Faro Ramos, e do Vice-Cônsul de Portugal, Rui Almeida. O evento visa estreitar a relação entre a UFPI e  a embaixada de Portugal, além de discutir as relações Brasil-Portugal com a comunidade universitária. A palestra será realizada no Auditório do Museu de Arqueologia e Paleontologia, localizado no CCN 2, e é de interesse de discentes e docentes de todos os cursos, bem como dos servidores técnico-administrativos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do formulário eletrônico: https://forms.gle/6PBKaoDypDkzzvo4A.

A professora do curso de Arqueologia da UFPI, Claudia Cunha, relatou como entrou em contato com a delegação portuguesa e recebeu apoio para seu projeto de pesquisa. "Eu tenho um projeto de pesquisa de interesse da embaixada de Portugal, que nos apoia. Trata-se de um estudo de esqueletos em um sítio colonial português no Amapá. O material deve chegar ainda este ano para ser estudado no laboratório que coordeno na UFPI. Conheci a embaixada através desse projeto, que tem sido desenvolvido com o apoio deles e da prefeitura de Mazagão, onde se encontra o sítio arqueológico e do IPHAN do Amapá", explicou Claudia.

Juliana Paz, assessora internacional da UFPI, destacou a importância da visita do embaixador Luís Felipe Faro Ramos ao Piauí, motivada por seu interesse em conhecer as pesquisas da arqueóloga Claudia Cunha, relacionadas a achados que remontam à colonização portuguesa no Brasil. "O embaixador ficou muito impressionado com essas descobertas e vem conhecer nossos laboratórios e interagir com os estudantes do campus", comentou Juliana.

Por último, ela reforçou a importância da participação da comunidade acadêmica na palestra, marcada para o dia 9 de agosto. "Convidamos todos os docentes, pesquisadores e interessados nos temas abordados a participarem da palestra. Será uma oportunidade valiosa para a troca de experiências, cultura e informações", finalizou Juliana Paz.

Para mais informações, acesse o Instagram: @assinterufpi.