Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > CEAD/UFPI promove treinamento para professores no novo Laboratório de Energias Renováveis

Última atualização em Quarta, 24 de Julho de 2024, 16h59

treinamento_renovaveis.jpeg

Capacitação para utilização do Laboratório de Energias Renováveis

O Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI) realizou o treinamento dos professores do curso Superior de Tecnologia em Energias Renováveis no novo laboratório do curso. A capacitação ocorreu entre os dias 16 de julho e 18 de julho, no Laboratório de Energias Renováveis localizado no Anexo I do CEAD/UFPI.

O vice-diretor do CEAD/UFPI, Prof. Ildemir Ferreira, comenta a importância para a região e para o Piauí, que está entre os maiores produtores de energia solar e eólica do país. Inclusive, o estado tem a maior usina fotovoltaica da América Latina. "Os equipamentos são os mais modernos do mercado, a maioria feitos na Alemanha com a mesma tecnologia dos equipamentos usados nas usinas eólicas e solares. O laboratório permite o estudo de temas atuais como bombeamento solar e hidrogênio verde e pode ser usado para fins didáticos, pesquisa e extensão”, pontua Ildemir.

A coordenadora do curso de Tecnologia em Energias Renováveis, Profa. Danielle Leite, pontua que o laboratório é muito amplo e diversificado, vindo compor uma oportunidade para a realização das práticas nas disciplinas curriculares do curso. “Além disso, poderemos realmente nos aprofundar na adoção de energias renováveis, como solar, hidrogênio verde, eólica e, no futuro próximo, também biomassa”, comenta Danielle.

O professor do curso de Tecnologia em Energias Renováveis, Erich Potrich, reforça que o novo laboratório está entre os melhores do Nordeste. “A parte de energia solar e eólica, em que o Piauí é destaque na produção, está bem estruturada no laboratório, possui um módulo de hidrogênio verde que está em expansão no Nordeste. Expansão para parte de pesquisa do curso já que o laboratório possibilita a coleta de dados e parâmetros operacionais, para iniciação científica e TCCs”, comenta o professor.

O instrutor do treinamento, Guilherme Toledo, que integra o time técnico da Cincolab Tecnologia Educacional, explica que os equipamentos permitem que os alunos e professores desenvolvam atividades relacionadas à parte de geração solar e eólica. “Dentro desses sistemas a gente consegue simular e desenvolver atividades experimentais relacionadas a isso”. O instrutor também reforça que o objetivo da capacitação é contribuir para que os docentes consigam acompanhar de forma satisfatória os alunos do curso. “Nosso objetivo é passar toda a  informação técnica e experimental e como a bancada e os equipamentos educacionais funcionam e como eles podem se aderir dentro da ementa atendendo o plano pedagógico de ensino desse curso tecnológico”, finaliza Guilherme.