Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professora da UFPI é uma das finalistas ao Prêmio Jabuti Acadêmico 2024

Professora da UFPI é uma das finalistas ao Prêmio Jabuti Acadêmico 2024

Última atualização em Terça, 23 de Julho de 2024, 13h55

image_3_copy.png

À esquerda, Dilina do Nascimento Marreiro e, à direita, Silvia Cozzolino, autoras do livro

A professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Dilina do Nascimento Marreiro, foi indicada à 1ª Edição do Prêmio Jabuti Acadêmico pelo seu livro "Obesidade e Nutrição", produzido em parceria com a professora da Universidade de São Paulo (USP), Silvia Cozzolino, e publicado pela Editora Manole. Lotada no Departamento de Nutrição do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Campus Ministro Petrônio Portella, a docente da UFPI foi indicada na categoria Ciência de Alimentos e Nutrição, uma das 29 áreas contempladas pelo evento.

O livro foi lançado no dia 15 de junho durante o Congresso Nacional de Nutrição de 2023, realizado em São Paulo. A obra é resultado de um grupo de pesquisa do qual a professora Dilina é integrante, constituído por alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado da UFPI. “O livro trata de pesquisas desenvolvidas sobre obesidade e nutrição. Precisamos repassar informações sobre a doença e sua relação com a nutrição humana, tanto na perspectiva de prevenção quanto de tratamento”, afirma a professora Dilina.

Criado neste ano, o prêmio conta com quase 2 mil obras de pesquisadores de todo o país inscritas em sua 1ª edição. A premiação será realizada no dia 6 de agosto de 2024, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. O prêmio foi criado com o intuito de valorizar as áreas científicas, técnicas e profissionais do conhecimento no Brasil, através da gratificação de autores e editores dedicados a esse segmento. Os vencedores de cada categoria receberão uma estatueta e um prêmio em dinheiro.

A professora acrescenta que a indicação ao prêmio é mais uma contribuição da UFPI para a comunidade acadêmica brasileira, através do estímulo à pesquisa científica e difusão de conhecimento. “Tenho satisfação em ser reconhecida, uma vez que fui uma das selecionadas entre quase duas mil obras pela CBL. Vejo como uma distinção para a UFPI, pois mostra a qualidade da produção científica realizada nesta Instituição de Ensino Superior”, finaliza.