Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PRPG realiza acolhida de estudantes estrangeiros para o Doutorado em Políticas Públicas

Última atualização em Segunda, 22 de Julho de 2024, 16h45

INTERCAMBIO-5.jpg

Acolhida de estudantes da Angola na PRPG/UFPI

Na sexta-feira, 19 de julho, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou a acolhida de estudantes estrangeiros da Universidade de Angola (UAN) para o Doutorado em Políticas Públicas, marcando mais um ciclo de internacionalização da Instituição. Esta iniciativa faz parte de um acordo de cooperação técnica entre a UFPI e a UAN que tem como objetivo fortalecer o intercâmbio cultural e acadêmico entre os dois países.

INTERCAMBIO-8.jpg

Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo

Segundo a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo, esta parceria representa um avanço significativo no processo de internacionalização da Universidade. "Estamos felizes em receber os primeiros estudantes no âmbito deste acordo com a Universidade de Angola. A troca cultural e acadêmica será fundamental, permitindo que nossos estudantes desenvolvam pesquisas aplicadas à realidade de ambos os países, contribuindo assim para o aprimoramento das políticas públicas em Angola e no Brasil", destacou.

INTERCAMBIO-13.jpg

Diretora do CCHL, Edna Joazeiro

A Diretora do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), Edna Joazeiro, também destacou a importância da internacionalização para a Universidade. "Este processo de receber estudantes de outros países, como Angola, é importante para a pós-graduação. A ciência não pode ter fronteiras. Estamos muito felizes com este acordo de cooperação, que nos permite discutir questões sérias de desigualdade social e políticas públicas, e juntos buscar alternativas para um mundo mais justo e democrático”, disse.

INTERCAMBIO-7.jpg

Coordenadora do PPG em Políticas Públicas, Solange Teixeira

Solange Teixeira, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, ressaltou o impacto positivo da cooperação técnica. "Eles foram os primeiros selecionados e chegaram recentemente. Vão cursar disciplinas, realizar pesquisas e participar de eventos conjuntos, como o Simpósio Internacional de Estado e Políticas Públicas. Este é apenas o início de vários encontros e intercâmbios que fortalecerão nossas relações acadêmicas”, pontuou.

INTERCAMBIO-12.jpg

Estudante angolano, Boás dos Santos

Boás dos Santos, um dos estudantes angolanos selecionados para o programa, compartilhou sua expectativa e ressaltou a importância deste intercâmbio para o desenvolvimento de políticas mais eficazes em Angola. "Para mim, é uma grande oportunidade não apenas acadêmica, mas também cultural. Estar aqui em Teresina, no Brasil, é uma chance única de expandir meus horizontes acadêmicos e pessoais, além de contribuir com meu país através do conhecimento adquirido em políticas públicas", afirmou Boás.

INTERCAMBIO-3.jpg

Estudante angolano, Adjaime de Freitas Cadete

Adjaime de Freitas Cadete, também estudante angolano, expressou sua gratidão pelo acolhimento caloroso e pela oportunidade de estudar no Brasil. "Estamos muito agradecidos pelo acolhimento e esperamos que nossa experiência aqui seja enriquecedora tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Queremos contribuir e aprender com a expertise e a cultura brasileira", disse.

A iniciativa da PRPG representa um passo importante da Universidade, reafirmando seu papel na formação de profissionais de excelência. “Este movimento fortalece os laços entre instituições de ensino superior dos dois países e demonstra o compromisso da UFPI em promover uma educação de qualidade. Em breve, receberemos outros dois professores de Angola também para desenvolver pesquisa na nossa Pós-Graduação”, enfatizou a Pró-reitora Regilda Moreira-Araújo.

INTERCAMBIO-10.jpg