O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI)vai criar um Centro de Reabilitação, que será gerenciado pela Unidade Multiprofissional da instituição e terá um local específico de funcionamento, próximo ao Centro Cirúrgico, no térreo. O HU-UFPI/Ebserh já possui um serviço de reabilitação, mas o novo vem como um projeto de extensão da UFPI que visa ampliar a oferta do serviço. As tratativas administrativas e a organização estrutural ocorreram na terça-feira, 16 de julho, e tem previsão para início do funcionamento em outubro, após a fase de habilitação.
“É mais um serviço que estamos ofertando para melhorar a recuperação funcional dos pacientes aqui no estado do Piauí”, destaca o superintendente do HU-UFPI/Ebserh, Carlos Eduardo Lima. Segundo ele, o Centro é mais um passo para o desenvolvimento assistencial e de pesquisa no Hospital.
“Temos, aqui, inúmeras possibilidades. Ideias nascerão daqui, não só de pesquisa, mas também de tecnologias”, ressalta a gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFPI/Ebserh, Jussara Valentim. De acordo com ela, o Centro será um local com uma capacidade potencialmente produtiva de assistência, ensino e pesquisa, com participação também de professores e alunos.
O Centro de Reabilitação terá como característica o trabalho multidisciplinar. Os pacientes receberão atendimentos com fisioterapeutas, educadores físicos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos, além de acompanhamento com a equipe médica. O piloto do projeto de extensão terá como público-alvo os pacientes da Cardiologia, da Ortopedia e da Oncologia. Vale mencionar ainda que o projeto de extensão será coordenado pelo professor Marcos Antônio Pereira dos Santos do departamento de Biofísica e Fisiologia da UFPI.
*Com informações de HU-UFPI