Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Dia Nacional do Escritor: Professora da UFPI desenvolve Biblioteca Virtual de Escritoras Piauienses

Última atualização em Quinta, 25 de Julho de 2024, 08h08

Dia_do_escritor_2_1.png

No dia 25 de julho de 1960, durante o I Festival do Escritor Brasileiro, foi instituído o Dia Nacional do Escritor pela União Brasileira de Escritores (UBE). Em consonância com a valorização e democratização da escrita no Piauí, a tese de doutorado da professora Jasmine Malta, do curso de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Piauí (UFPI), está em sua fase final. Esta pesquisa visa criar um grande portal de acesso denominado "A Biblioteca Virtual de Escritoras Piauienses", que será disponibilizado pela Plataforma Tainacan.

A biblioteca conterá verbetes, documentos e textos em prosa ou verso de mulheres piauienses que se dedicam à literatura. O acervo será publicado assim que a tese for defendida, com previsão para outubro. "Inicialmente, apresentaremos sete autoras, mas continuaremos a alimentar o acervo até chegarmos ao século XXI", detalha a professora Jasmine Malta.

A partir desse estudo, a professora criou o grupo de estudo "Paçoca de Pilão", parte de um projeto de extensão vinculado à Coordenação de Letras Vernáculas e à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC/UFPI). O grupo tem como objetivo aumentar a visibilidade dos escritores piauienses, promovendo atividades de leitura, debate, análise, interpretação, produção de verbetes e desenvolvimento de materiais didáticos para uso em salas de aula de nível médio.

A professora Jasmine destaca a importância do projeto: "Além de trazer visibilidade, promovemos a valorização e a democratização do compartilhamento de informações sobre esses escritores", afirma. Ela também ressalta que os aspectos culturais e artísticos do estado são sempre evidenciados nos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

O grupo inclui estudantes de graduação e pós-graduação em Letras. O estudante João Wilker da Fonseca Marques enfatiza que o grupo e o acompanhamento da professora Jasmine reforçam sua paixão pela Literatura. "Para mim, ser escritor e pesquisador são coisas que se confundem. Eu me sinto muito entusiasmado ao desenvolver o ofício da escrita, além de expandir meus conhecimentos no campo científico. Portanto, os encontros no grupo da professora Jasmine são fundamentais", pontua.

Os estudos são organizados em ciclos, e ao final de cada ciclo, é realizado um evento aberto a professores da rede pública e privada para disponibilizar os materiais elaborados pelos extensionistas. Esses materiais incluem atividades didáticas e recursos audiovisuais: "São áreas específicas para atender alunos da Educação Básica, professores e pesquisadores em Literatura Piauiense. Além dos verbetes, também produzimos resenhas das obras lidas. A biblioteca estará disponível online para usuários de qualquer lugar do mundo, permitindo que interessados conheçam mais sobre nossa Literatura", conclui a professora Jasmine.

Conheça mais do Grupo ao acessar o perfil do instagram aqui.