Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor da UFPI lança filme sobre a história da cidade de Timon (MA)

Professor da UFPI lança filme sobre a história da cidade de Timon (MA)

Última atualização em Segunda, 22 de Julho de 2024, 08h28

WhatsApp_Image_2024-07-22_at_08.27.22.jpeg

O professor Raimundo Nonato Lima dos Santos, do curso de História do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros da Universidade Federal do Piauí (CSHNB/UFPI), por meio do projeto de extensão TEMPUS – Teatro Experimental Universitário em Estudos Históricos (Núcleo de Cinema), irá lançar na sexta-feira, dia 26 de julho, o filme “Timon e sua história”.

O documentário “Timon e sua história” (2024) é um filme de Robson Lima (nome artístico do professor Raimundo Lima). Ele narra fragmentos da história da cidade de Timon, a partir de declarações de quatro historiadores locais, Raimundo Lima, Thiago Brito, Lenice Barros e Sara Rios. Os entrevistados descrevem suas pesquisas acadêmicas entrelaçadas com relatos de vivências na cidade. O espectador acompanha essas histórias, passeando por vários espaços de Timon ao som de uma trilha sonora que encanta e emociona.

Os quatro entrevistados do documentário são egressos do curso de História e do Programa de Pós-Graduação em História da UFPI, nos quais desenvolveram pesquisas em nível de Graduação e de Mestrado.

O documentário “Timon e sua história” teve o apoio da Prefeitura Municipal de Timon, por meio da Fundação Municipal de Cultura e contou com o patrocínio da Lei Paulo Gustavo de incentivo às produções audiovisuais.

O filme terá seu lançamento oficial no dia 26 de julho (sexta-feira), 19h, no Teatro Municipal de Timon (Complexo Cultural Maria Socorro de Macêdo Claudino), localizado na Rua Filomena Martins Nazareno Bringel, 2207, bairro Parque Piauí II, CEP 65636-560, Timon-MA. Entrada franca!

Após o lançamento, o filme estará disponível gratuitamente na plataforma digital YouTube, por meio do canal “Timon e suas histórias”. Acesse aqui.

Ficha Técnica:

Título do filme: Timon e sua história

Roteiro, Direção e Produção: Robson Lima

Assistente de Direção e Produção: Hasley Andrade

Diretor de Fotografia: Rhenan Rodrigues

Imagens aéreas: Luan Imagens aéreas

Edição e finalização: Rhenan Rodrigues

Elenco: Nanda Souza e Hasley Andrade

Entrevistados:

Prof. Dr. Raimundo Nonato Lima dos Santos

Profa. Ma. Maria Lenice de Barros Lima Araújo

Prof. Dr. Thiago Oliveira da Silva Brito