Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Criatividade e Valorização Regional: 17º Piauilismo apresenta trabalhos de formandos do curso de Moda da UFPI

Última atualização em Quinta, 18 de Julho de 2024, 15h20

piauilismo17-75.jpg

Estudantes de Moda expuseram suas criações no 17º Piauilismo

Representando a arte, a cultura, o povo e a vivência piauiense, a 17ª edição do Piauilismo destaca os trabalhos dos estudantes do curso de Moda, Design e Estilismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI) na praça de eventos internos do Teresina Shopping. O evento leva o brilho das coleções desenvolvidas pelos alunos para um espaço de alcance da comunidade externa, com o intuito de mostrar as cores do Piauí, um estado tão diverso. Na ocasião, 28 alunos da turma de formandos apresentaram suas coleções autorais e comerciais, enquanto cerca de 30 alunos auxiliaram no backstage do evento.

piauilismo17-5.jpg

Na foto, o reitor da UFPI, Gildásio Guedes; e a Superintendente de Recursos Humanos, Flávia Lorenne

Em sua fala, o reitor da UFPI, Gildásio Guedes, destacou o apoio da Administração Superior em expor e valorizar as atividades criativas dos discentes. “A UFPI oferece total apoio porque é importante a Universidade estar presente, fazendo a nossa parte. Este evento é importante porque é a vida dos estudantes, a prática, e integra a academia ao mercado de trabalho”, comentou.

piauilismo17-47.jpg

Professor do curso de Moda, Cícero de Brito Nogueira

O professor do curso de Moda, Cícero de Brito Nogueira, um dos responsáveis pela organização do evento em conjunto com os alunos, enfatizou a importância de realizar o evento em um local que possibilita maior interação da comunidade teresinense e piauiense: “O curso não pode se encerrar dentro dos muros da Universidade, sendo a UFPI uma universidade pública, sua principal função é servir a comunidade, e esta é uma forma de estreitar esses laços”, afirmou. Ele ainda acrescentou sobre o evento: “A principal função do Piauilismo é fazer essa ponte entre a comunidade e esse novo profissional que está se formando. A importância do evento, além de proporcionar ao aluno uma ação prática do que é viver o mercado, é também mostrar ao mercado suas potencialidades e à comunidade que o curso de Moda é voltado tanto ao mercado quanto à identidade e representação do seu povo.”

piauilismo17.jpg

Professora do curso de Moda, Gizela Falcão

A organizadora e curadora do evento, professora Gizela Falcão, compartilhou um pouco sobre a origem e criação do evento: “O Piauilismo nasceu da ideia de fazer com que nosso aluno de moda da UFPI conheça o seu entorno e se aproprie do que temos de mais belo, como os saberes e fazeres ancestrais.” Ao ser questionada sobre as expectativas para o evento deste ano, ela comentou: “Todo ano o evento se supera porque a criatividade vai além em cada aluno.”

piauilismo17-43.jpg

A estudante de Moda, Gigi Leal, ao lado de sua criação artística para o evento

Para a discente do nono período, Gigi Leal, o evento contribuiu significativamente para sua formação, colocando em prática várias lições aprendidas ao longo do curso: “Aprendemos a questão do trabalho em equipe, colocamos em prática a nossa produção do vestuário, a gestão do evento, a comunicação, o marketing. Cada detalhe foi pensado e executado pelos alunos”, relatou. Ela ainda acrescentou sobre a importância do evento: “É importante para o Piauí saber que produzimos moda, quem somos nós, quem são os designers, valorizar nossa cultura. É fundamental que o evento saia dos muros da UFPI, contemplando um dos pilares do ensino superior, que é trazer a comunidade para dentro da Universidade, e neste caso estamos levando-a para o meio da sociedade.”

piauilismo17-28.jpg

Evento celebra as criações de formandos do curso de Moda

Este ano, o evento celebrou o tema “Vivências de um povo”, destacando tons vibrantes, elementos artesanais e uma profunda conexão com o passado, refletindo a riqueza cultural e a tradição do Piauí. Desde 2009, o curso de Moda, Design e Estilismo da UFPI vem formando novos talentos do design de moda e contribuindo para a construção da história da moda piauiense, elaborando coleções inspiradas no Estado e seguindo as tendências de consumo. O nome do evento, Piauilismo, foi escolhido para exaltar o regionalismo piauiense, ressaltando os valores culturais e folclóricos do Estado.

Conheça mais sobre o 17º Piauilismo no instagram @piauilismo17.

Confira mais fotos:

WhatsApp_Image_2024-07-18_at_15.06.15_2.jpeg