Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Estudantes do Campus de Picos participam de evento cultural em Ipiranga (PI)

Estudantes do Campus de Picos participam de evento cultural em Ipiranga (PI)

Última atualização em Quarta, 17 de Julho de 2024, 15h48

Estudantes de Picos assistem atividades culturais em Ipiranga (PI)

Com o objetivo de conhecer práticas culturais de leitura e lazer, na terça-feira (16/7), estudantes das disciplinas de Literatura Infantil e Psicopedagogia do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), em Picos, participaram de atividades extracurriculares na XLI Semana Cultural da Juventude em Ipiranga (PI). A visita foi orientada pela professora Maria de Lourdes Rufino Leal, do Curso de Pedagogia.

Na ocasião, os alunos apreciaram o Sarau Literário com recitais de poemas, cordel e música apresentados por alunos da Educação Básica. Também puderam ouvir escritores locais cujas obras expressam a cultura e o potencial da região do Vale do Guaribas. Entre essas obras, destacam-se os livros "Ipiranga 60 anos" e "Inhuma 70 anos", ambos com uma vasta coletânea de textos que refletem a cultura, história e identidade de vida do povo local.

Entre os momentos prestigiados, está a palestra de Bráulio Bessa

Os alunos tiveram ainda a oportunidade de participar da palestra do escritor e cordelista Bráulio Bessa, que, entre seus poemas e versos, destacou a importância que uma professora e um livro tiveram em sua vida. Além da feira, os alunos visitaram a Casa da Cultura Monsenhor Mateus Rufino, onde se encontra um acervo cultural de fotos, documentos e objetos que registram vividamente as memórias da cidade.

Segundo a professora Maria de Lourdes Rufino Leal, proporcionar atividades que expressam um currículo vivo oferece aos acadêmicos de pedagogia horizontes mais amplos para uma formação com possibilidades de ensino que ultrapassam a sala de aula, enriquecendo a prática docente.

Confira mais fotos: