Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Alunos do CTF/UFPI realizam colheita de mel no município de Floriano

Alunos do CTF/UFPI realizam colheita de mel no município de Floriano

A apicultura é uma das atividades desenvolvidas na fazenda experimental do Colégio Técnico de Floriano - CTF. Na última quarta-feira (14), os alunos do curso técnico em agropecuária realizaram colheita de mel nos apiários da fazenda e no povoado Boqueirão, localizado no município de Floriano, onde o CTF mantém um apiário em parceria com uma apicultora.

Casa de mel da fazenda experimental do CTF

Os alunos do 3° período realizaram a coleta das melgueiras nos apiários e extração do mel na casa de mel. A atividade começou com a retirada das melgueiras dos enxames, passando pela extração do mel (desoperculação e centrifugação dos favos e decantação do mel), com posterior devolução das melgueiras vazias para os enxames. A ação fez parte de mais uma aula prática da disciplina de apicultura, que tem a frente o professor Dr. Laurielson Alencar.

Alunos trabalham na extração do mel

O mel colhido será destinado ao restaurante universitário para o consumo dos alunos. Segundo o Prof. Laurielson Alencar, o mel é rico em sais minerais, vitaminas e enzimas, portando deve ser consumido como alimento e não como remédio. Para os alunos, a realização da colheita do mel foi o fechamento de uma disciplina muito importante para formação técnica.

Mel sendo extraído na centrífuga