Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Estudantes do PET-Saúde Equidade realizam visita a Ouvidoria-Geral do Piauí

Estudantes do PET-Saúde Equidade realizam visita a Ouvidoria-Geral do Piauí

Última atualização em Quarta, 17 de Julho de 2024, 12h52

large_petssaude_9234c532f4.jpg

Visita do PET Saúde Equidade a Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí. Foto: Governo do Estado do Piauí

Os estudantes do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde Equidade) da Universidade Federal do Piauí realizaram, na terça-feira, 16 de julho, uma visita à Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí (OGE) com o objetivo de fortalecer o diálogo com a administração pública. Os discentes, dos cursos de Ciências Sociais, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia e Serviço Social,  foram acompanhados pela preceptora Ialane Dantas, representando a Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI).

Para a professora Waleska Albuquerque, coordenadora do PET-Saúde Equidade, a cooperação entre o Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP-UFPI) e a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) visa ajudar na formação e qualificação de trabalhadores para atuação no campo da saúde. "A parceria entre UFPI/NESP e a SESAPI na execução do PET-Saúde Equidade reafirma a importância da troca de saberes e experiências entre os futuros profissionais da saúde, fortalecendo assim o tripé ensino-serviço-comunidade", afirma.

Na ocasião, também esteve presente o ouvidor geral do estado, Raimundo Dutra, que explicou mais sobre o funcionamento do local e os serviços prestados à comunidade. "Essa interação é fundamental para fortalecer o vínculo entre a academia e o serviço público, preparando futuros profissionais para uma atuação ética e eficiente no SUS", ressaltou.

PET - Saúde Equidade

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) lançaram recentemente o Projeto de Educação pelo Trabalho (PET) focado na equidade na saúde. Esta iniciativa busca fortalecer a integração entre ensino, serviço e comunidade no Sistema Único de Saúde (SUS).

O programa tem como objetivo desenvolver ações educativas através do trabalho na área da saúde, promovendo a valorização e inclusão de trabalhadores e futuros profissionais no SUS. As atividades são direcionadas para a equidade de gênero, identidade de gênero, sexualidade, raça, etnia e atenção a pessoas com deficiência, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de graduação na área da saúde.

Destacando-se na promoção da equidade e no combate à discriminação, a iniciativa contribui para a saúde mental e o bem-estar dos profissionais e estudantes envolvidos.

*Com informações de Governo do Estado do Piauí