Espaço Interativo da Física permite público imergir no "mundo" da Física
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) oferece, no Espaço Interativo da Física, uma experiência de aprendizado interativo para a comunidade em geral. Localizado no Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, o espaço promove a divulgação científica de maneira acessível e lúdica. As atividades, organizadas pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Física (NPEX-EF), incluem um planetário, exposições e equipamentos interativos que permitem ao público realizar experimentos.
Coordenador do NPEX-EF/UFPI, professor Alexandre Maciel
O projeto, iniciado em 2023, é uma iniciativa de extensão do Departamento de Física, no Centro de Ciências da Natureza (CCN). Seu objetivo é promover o conhecimento em física de maneira descontraída e experimental. “Os voluntários, principalmente estudantes de graduação em Física, têm a oportunidade de interagir com o público externo e treinar suas habilidades de comunicação. Muitas vezes, os visitantes estão tendo seu primeiro contato com essa área do conhecimento, o que exige preparo e paciência dos monitores”, explica o coordenador do NPEX-EF/UFPI, professor Alexandre Maciel.
Estudantes do curso de Física e monita do Espaço Interativo da Física, Anatalia da Silva de Carvalho, explica conteúdo para o público visitante
O projeto também oferece experiência prática e conhecimento aos estudantes de Física, como destaca a monitora Anatalia da Silva de Carvalho: “Minha experiência tem sido muito boa. Informamos aos visitantes como funciona nossa área de conhecimento, especialmente para o público infantil, demonstrando a ciência de forma experimental. Decidi seguir a carreira de física ainda no ensino médio, quando minha professora realizou experimentos na aula, o que despertou meu interesse”, enfatiza.
Entre as atividades oferecidas estão experimentos sobre o movimento de corpos livres e princípios de eletrização por atrito com o gerador de Van de Graaff e a Máquina de Wimshurst. Além de receber o público em geral, o Espaço Interativo também é utilizado para atividades de graduação, pós-graduação e pesquisa. O projeto se envolve na construção de iniciativas de iniciação científica, bem como na divulgação e inclusão da ciência e cultura através de exposições contínuas, feiras do conhecimento, oficinas, cursos, seminários e programas de formação continuada.
Vice-coordenadora do NPEX-EF/UFPI, professora Cláudia Adriana de Sousa
“Complementar ao Planetário da UFPI, o Espaço Interativo procura ser um museu de divulgação científica, com experimentos interativos para conhecer diferentes fenômenos. É algo mais lúdico e atrativo, mostrando que a ciência não é incompreensível e pode ser aprendida de maneira simples. É muito importante para a área da Física desmistificar o aprendizado e ensinar conceitos complexos em uma linguagem acessível”, explica a vice-coordenadora do NPEX-EF/UFPI, professora Cláudia Adriana de Sousa.
O projeto é mais uma iniciativa da UFPI para aproximar a comunidade acadêmica do estado do Piauí da população, divulgando o conhecimento científico produzido pela Instituição. Grupos institucionais, como escolas, faculdades, ou outras agremiações, podem agendar visitas enviando um e-mail para
Para saber mais sobre o projeto, acesse o Instagram @espacointerativofisica.
Confira mais fotos: