Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de matemática EaD/ UFPI recebe avaliação do INEP/MEC

Curso de matemática EaD/ UFPI recebe avaliação do INEP/MEC

Curso de matemática do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), reconhecido em 2014, recebe visita da comissão do Instituto Nacional dos Estudos e Pesquisas (INEP), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). O INEP avaliou os cursos dos polos de Redenção do Gurguéia e Gilbués e as notas obtidas foram 3 e 4, respectivamente, considerando a escala 1 a 5.

O processo de avaliação, pela Comissão do INEP, considerou as seguintes dimensões: organização didático-pedagógica; corpo docente (professores e professores tutores); corpo discente; técnico administrativo e instalações físicas.

Segundo o coordenador do Curso de Matemática, Profº João Benício de Melo Neto, o resultado positivo da avaliação é consequência do trabalho com responsabilidade e dedicação, além da atuação dos agentes EaD (professores, professores-tutores e apoio logístico do curso). "Os efeitos da qualidade do curso se fazem presente na formação/qualificação de alunos e professores de matemática das regiões em que o curso abrange, bem como pelos resultados obtidos por alunos e egressos diante dos últimos concursos de professores da rede Municipal, Estadual e Federal de ensino", comenta.

Para o diretor do CEAD/UFPI, Profº Dr. Gildásio Guedes, essa avaliação externa valoriza o CEAD, em especial, o curso de Matemática.

Comissão INEP/MEC reune-se com o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia; Vice-reitora da UFPI, Pro.ª Dr.ª Nadir Nogueira e representantes do curso de matemática - EaD

Comissão do INEP/MEC, formada pelos professores Tarcísio Krummer e Marcos Maia com a professora no polo Gilbués, Fátima Lustosa e o coordenador do curso de matemática, prof. João Benício de Melo Neto

Comissão INEP/MEC com professores-tutores do polo de Gilbués

Coordenador do Curso de matemática e alunos do polo de Gilbués, durante a visita da comissão do INEP

Histórico do curso de matemática - EaD

O curso de matemática em modalidade EaD surgiu da iniciativa de políticas planejadas para atender às necessidades de uma formação de qualidade no âmbito do magistério. A UFPI absorveu o projeto da Universidade Aberta do Brasil (UAB), e criou o Centro de Educação Aberta a Distância (CEAD) para ministrar cursos de graduação a serem ofertados em polos distribuídos em todo Estado do Piauí e com abrangência em outros Estados. Mediante ao Edital nº 1/2005 foram selecionados polos municipais de apoio presencial e cursos superiores de IFES na Modalidade de Educação a Distância, que passaram a ser ofertados em 2007.

O curso de Licenciatura em Matemática a distância foi ofertado inicialmente em dois polos nas cidades de Alegrete do Piauí e Inhuma. Posteriormente foi ampliado para mais seis polos: Canto do Buriti, Castelo do Piauí, Floriano, Piracuruca, Marcos Parente, Gilbués. Em seguida, ampliou-se para os polos de União, Campo Maior, Luzilândia, Piripiri, Bom Jesus, Redenção do Gurguéia, Corrente, Picos, Valença, Monsenhor Gil, Simplício Mendes, Água Branca, Buriti dos Lopes, Gilbués, Castelo do Piauí, Canto do Buriti e Piracuruca.

O primeiro processo seletivo para Licenciatura em Matemática ocorreu em 2007 iniciando as atividades em 2008. Atualmente, o curso de matemática é ofertado em mais de 20 polos no Piauí e a perspectiva é que esse número aumente com o novo processo seletivo (vestibular), considerando a oferta nos polos de Oeiras, Jaicós, Paes Landim e Campo Alegre de Lourdes, este último no Estado da Bahia.

Matemática EaD: Perspectivas para o futuro

A Coordenação do Curso de Matemática tem procurado contemplar as sugestões das comissões para aperfeiçoar a formação inicial e continuada de alunos e professores. Por meio da melhoria do processo pedagógico, atualização do Projeto Pedagógico do Curso - PPC, de Projetos de Iniciação Científica, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência-PIBID, dos projetos de pesquisa, dos cursos de extensão e das ofertas de cursos de especialização.