Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI regulamenta Programa de Gestão e Desempenho (PGD 2.0) e fortalece gestão por resultados

Última atualização em Terça, 16 de Julho de 2024, 15h46

WhatsApp_Image_2024-07-15_at_16.25.09.jpeg

Reunião no Salão Nobre da Reitoria regulamente o PGD 2.0

Na manhã da segunda-feira, 15 de julho, o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, recebeu a Comissão Permanente do Programa de Gestão e Desempenho da UFPI para tratativas acerca da transição do PGD 1.0 para o PGD 2.0. Com a publicação da Portaria GR/UFPI n.° 52/2024, de 3 de julho de 2024, que autoriza, institui e regulamenta o Programa de Gestão e Desempenho na UFPI, a Instituição passa a atender ao previsto nas Instruções Normativas Conjuntas SEGES-SGPRT/MGI n.° 24/2023 e n.° 52/2023, que tratam sobre o Programa, de onde vem a denominação “PGD 2.0”, proposta pelo MGI (Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos). Anteriormente o Programa tinha na Instrução Normativa n.° 65, de 30 de julho de 2020, uma de suas principais legislações, revogada em 13 de dezembro de 2022, o então conhecido PGD 1.0.

De acordo com o reitor Gildásio Guedes, o Programa de Gestão e Desempenho da Universidade passa a obedecer às novas legislações. “Pretendemos fortalecer o trabalho remoto dos nossos servidores. Desta forma, com o PGD 2.0, poderemos otimizar o acompanhamento das tarefas diárias e entrega dos resultados”, pontuou.

Segundo a Superintendente de Recursos Humanos, Flávia Lorenne, o PGD 2.0 traz consigo novas legislações, regras, e também um novo sistema, chamado Petrvs, o que vai requerer esforços de todos os envolvidos, Comissão do PGD/UFPI, gestores e servidores, para a continuação e a ampliação dos serviços prestados pela UFPI à sociedade. “O Petrvs é um sistema que permite o gerenciamento do trabalho dos servidores que estão em PGD, de forma remota ou presencial, que alinha e vincula os planos de entregas das unidades e os planos de trabalho dos servidores com o planejamento estratégico da instituição. Até o momento, o sistema utilizado pela UFPI para a pactuação e o monitoramento dos resultados do PGD (PGD 1.0) é o SISPG, que será descontinuado em breve”, explicou.

Nesse sentido, o PGD é um programa indutor de melhoria de desempenho institucional no serviço público, permitindo maior transparência na gestão das equipes, no alinhamento de estratégias de execução dos serviços públicos prestados à sociedade, na redução de despesas (especialmente com a manutenção de espaços físicos), na melhoria da qualidade de vida dos servidores e na diminuição do absenteísmo, dentre outros aspectos que se coadunam com gestão de pessoas pretendida pela Universidade.

Por último, a Superintendente Flávia Lorrene destaca que os procedimentos de transição do PGD 1.0 para o PGD 2.0 deverão ocorrer nos próximos 03 meses. “A Comissão do PGD/UFPI já está trabalhando na construção de manuais, de instruções normativas complementares e de orientações para a operacionalização do novo sistema (Petrvs), os quais, em tempo hábil, serão publicados e discutidos”, finalizou.

WhatsApp_Image_2024-07-15_at_16.25.09_1.jpeg

Reitor Gildásio Guedes ao lado da Comissão Permanente do Programa de Gestão e Desempenho da UFPI