Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HU-UFPI antecipa 100 consultas para tratar câncer de cabeça e pescoço
Início do conteúdo da página

HU-UFPI antecipa 100 consultas para tratar câncer de cabeça e pescoço

Imprimir
Última atualização em Terça, 16 de Julho de 2024, 13h23

WhatsApp_Image_2024-07-16_at_10.08.00.jpeg

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) realiza, no dia 26 de julho, das 7h às 13h, a antecipação de 100 consultas para tratamento de câncer de cabeça e pescoço. A antecipação é em alusão ao Julho Verde, Campanha de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. 

Estão previstas a realização de 100 consultas, sendo 70 para pacientes que estão na fila de espera e 30 vagas, mediante senha, para demanda espontânea para pacientes que procurarem o serviço com sinais e sintomas de câncer de cabeça e pescoço.  Se houver indicação, os pacientes serão encaminhados para avaliação com o cirurgião bucomaxilo. Haverá também agendamento de cirurgias e biópsias, quando indicado.

A Campanha Julho Verde tem o objetivo de intensificar os alertas sobre a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer, que, na região da cabeça e pescoço pode chegar ao índice de 90% de cura, se tratado precocemente.

Os principais sinais e sintomas são aparecimento de nódulo no pescoço, manchas brancas ou avermelhadas na boca, ferida que não cicatriza em duas semanas, dor de garganta que não melhora em 15 dias, dificuldade ou dor para engolir, alterações na voz ou rouquidão por mais de 15 dias.

 “O tabagismo é um dos principais fatores de risco para o câncer de boca, laringe e faringe. O consumo excessivo de bebidas alcoólicas também aumenta consideravelmente o risco de desenvolvimento de um câncer de cabeça e pescoço”, explica a cirurgiã de cabeça e pescoço e otorrinolaringologista do HU-UFPI/Ebserh, Nathália Cavalcante. Outro fator de risco importante, é a infecção pelo vírus HPV (Papilomavírus Humano), principalmente para tumores de orofaringe.

Medidas de Prevenção

Entre as medidas de prevenção a médica orienta não fumar e evitar o contato com qualquer tipo de derivação do tabaco (cigarro, narguilé, cachimbo, charuto, cigarro de palha entre outros); fazer uma boa higiene bucal, escovar os dentes ao menos três vezes ao dia, utilizar fio dental diariamente e fazer uso do enxaguante bucal (sempre sem álcool), consultar com o dentista regularmente, manter o peso adequado, adotando uma dieta equilibrada e rica em vegetais, usar preservativo em todos os tipos de relações sexuais (oral, anal ou vaginal), além da vacinação contra HPV.

Tratamento

O procedimento cirúrgico é o tratamento mais eficaz para o câncer de cabeça e pescoço.  “A cirurgia será indicada para cada caso de maneira individualizada, já que a cirurgia vai depender do estágio e localização do tumor e ainda se há ou não presença de metástase”, explica a cirurgiã.  Além da cirurgia, de acordo com a médica, o câncer de cabeça e pescoço também pode ser tratado com radioterapia e quimioterapia, antes ou após a cirurgia, podendo ser realizados de forma combinada ou isolada, dependendo de cada quadro.

Atendimento no HU-UFPI/Ebserh

O HU – UFPI/Ebserh possui uma equipe multiprofissional composta por cirurgião de cabeça e pescoço, cirurgião bucomaxilofacial, cirurgião plástico especialista em reconstrução, oncologista, radiologista, radioterapeuta, odontologia, fonoaudiologia, psicologia e nutrição.  Atualmente a equipe é composta por quatro cirurgiões de cabeça e pescoço. Em média são realizadas, por mês, entre 30 e 40 cirurgias e 200 consultas.

*Com informações de HU-UFPI

Fim do conteúdo da página