Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > 17º Piauilismo celebra "Vivências de um povo" no dia 17 de julho

17º Piauilismo celebra "Vivências de um povo" no dia 17 de julho

Última atualização em Segunda, 15 de Julho de 2024, 09h41

IMG_7506.JPG

O Curso de Moda, Design e Estilismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI) promove, no dia 17 de julho, a 17ª edição do Piauilismo Fashion Day. O evento, que tem como objetivo apresentar os projetos finais de coleção dos alunos que estão se formando e entrando no mercado de trabalho, será realizado na praça de eventos internos do Teresina Shopping. Os desfiles começam às 19h30 e serão transmitidos ao vivo pelo canal da DV Produção no YouTube. Ao todo, 28 alunos da turma de formandos vão apresentar suas coleções autorais e comerciais, e cerca de 30 alunos vão auxiliar no backstage do evento.

O evento é realizado a partir da disciplina de Projeto de Coleção II, ministrada pelo professor Ascânio Wanderley. Nesta disciplina, são criadas coleções com um viés tanto usual quanto criativo, baseadas na iconografia do Piauí. A organização do evento é pensada e desenvolvida na disciplina de Curadoria, sob a orientação da professora Gizela Falcão.

IMG_7031.JPG

Foto: Divulgação - 17º Piaulismo

A organizadora e curadora do evento de moda, Gizela Falcão, comenta sobre as expectativas para o evento e a importância que ele traz para os alunos de moda da UFPI. "Sempre que apresentamos o Piauilismo, buscamos mostrar o evento da melhor forma possível e destacar o trabalho dos alunos. O Piauilismo é uma soma de todas as disciplinas que culminam na apresentação das coleções, na produção de moda e na curadoria do evento. Desejo que nossos formandos e novos talentos sejam reconhecidos e aceitos pelo mercado", destaca.

Este ano, o evento chega à sua 17ª edição, celebrando o tema “Vivências de um povo”. A mostra destacará tons vibrantes, elementos artesanais e uma profunda conexão com o passado, refletindo a riqueza cultural e a tradição do Piauí.

Desde 2009, o curso de Moda, Design e Estilismo da UFPI vem formando novos talentos do design de moda e ajudando a construir a história da moda piauiense, elaborando coleções inspiradas no Estado e seguindo as tendências de consumo. O nome do evento, Piauilismo, foi pensado como uma forma de exaltar o regionalismo piauiense, ressaltando os valores culturais e folclóricos do Estado.

Para mais informações, acesse: https://www.instagram.com/piauilismo17/.