Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PPGENF/UFPI promove capacitação em Saúde Mental para enfermeiros da Atenção Primária

Última atualização em Segunda, 15 de Julho de 2024, 08h15

Foto_01-_Profa._Márcia_e_a_Doutoranda_Carla-_Grupo_de_Pesquisa_e_alguns_enfermeiros_da_APS.jpg

Professoras Márcia Astrês e Carla Danielle Araújo Feitosa ao lado de membros do grupo de pesquisa e enfermeiros da APS

Na quinta-feira, 11 de julho, no Auditório da Fundação Municipal de Saúde (FMS), ocorreu a capacitação em Saúde Mental para enfermeiros da Atenção Primária à Saúde. A iniciativa foi organizada e coordenada pela professora Márcia Astrês Fernandes (PPGENF/UFPI) e pela professora Carla Danielle Araújo Feitosa (CTBJ/UFPI) que, na oportunidade, realizou a validação de aparência da tecnologia educativa desenvolvida em seu doutorado, ainda em curso, no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPI, sob orientação acadêmica da professora Márcia Astrês. O vídeo educativo traz orientações acerca dos principais transtornos psiquiátricos atendidos pelos enfermeiros na APS. Durante a ocasião, foi apresentada também a temática “Cuidados de enfermagem à pessoa em uso de psicofármacos”, pelo Enfermeiro Francisco Gaunié de Sousa Pessoa, mestrando em Ciências da Saúde da UFPI.

Foto_02-_Profa._Márciacom_a_doutoranda_Carla_e_a_Enfermeira_Diana.jpg

Ao centro da foto: Professora Márcia Astrês ao lado da Doutoranda Carla Danielle Araújo Feitosa e a enfermeira Diana Monteiro de Araújo Borges

A Atenção Primária em Saúde (APS) constitui-se como a porta de entrada, o primeiro nível de assistência no Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse sentido, o cuidado em saúde mental, a partir do estabelecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), incluiu os cuidados primários como parte de seus componentes, de modo que possibilita a articulação entre saberes técnicos e populares, e a mobilização de recursos institucionais e comunitários para o enfrentamento dos problemas de saúde mental. Nessa perspectiva, compreende-se que o aprimoramento dos enfermeiros contribui para que permaneçam atualizados com as demandas de saúde mental, cada vez mais presentes em sua prática clínica.

A enfermeira Diana Monteiro de Araújo Borges, Enfermeira no CAPS II Sul e na Unidade Básica de Saúde São Camilo, considerou o evento como muito importante e  que deve ser repetido, pois a atenção básica vivencia o adoecimento das pessoas e a UBS é o local mais acessível, é a primeira porta de entrada para que as pessoas restabeleçam a sua saúde. “Quanto mais aperfeiçoamentos e atualizações dos profissionais e do profissional enfermeiro, principalmente sobre a saúde mental, maior será a assistência dada à população de Teresina. A universidade está de parabéns por esse momento”, pontuou.

A apoiadora Institucional da APS da FMS, enfermeira Lorena Uchoa Portela Veloso, também esteve presente no evento e endossou que  a iniciativa é muito importante, diante do atual contexto em que se tem uma alta demanda de problemas em saúde mental, não só dentro de serviços específicos, mas também em serviços da atenção primária, sendo valiosa essa capacitação e sensibilização dos profissionais para entenderem que se trata de uma demanda legítima da APS. “ Nesse caso, em questão, o uso de uma tecnologia facilita o entendimento da temática e , especialmente, porque   será disponibilizado futuramente  em uma plataforma  que permitirá aos profissionais ,a qualquer momento, possam acessar o material educativo. É louvável a iniciativa e parabenizo todo o grupo de estudo pelo produto apresentado.”

A doutoranda Carla Feitosa destacou a relevância da tecnologia produzida: “Por meio da primeira fase da minha tese, foi perceptível que ainda se verifica nos trabalhadores, em especial naqueles da saúde, grande dificuldade em lidar com a ocorrência de transtornos mentais na sua área de atuação. Para tanto, o vídeo educativo emergiu do anseio em colaborar com os profissionais da APS, no que tange aos cuidados para com as pessoas com transtornos psiquiátricos, além de produzir uma tecnologia, um resultado material e palpável, que possa estar disponível e seja de fácil acesso aos profissionais enfermeiros”.

A professora Márcia Astrês, orientadora da Tese e atual Vice-Coordenadora do PPPGENF/UFPI, finalizou o evento reforçando que a capacitação e a validação da tecnologia supracitada reiteram a relevância da inserção das Pós-Graduações na comunidade para a mudança da realidade local, bem como demonstra que os estudos produzidos pela Universidade Federal do Piauí podem trazer impactos sociais e contribuições intelectuais para a sociedade.

Foto_05-_Particpantes_no_auditório.jpg