Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI concorre ao Prêmio Innovare com projeto coordenado pelo DCJ e SRH

UFPI concorre ao Prêmio Innovare com projeto coordenado pelo DCJ e SRH

Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2024, 17h15

PASSEIO-20_1.jpg

Organizadores do Projeto, professor Demerval Nunes e assistente social Líbia Mafra recebem visita de Rafael Cavalcante, consultor do Prêmio Innovare

Desde o ano passado, mais de 30 professores, bem como servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Piauí (UFPI) encontraram na iniciativa extensionista: “Projeto de Prevenção e Tratamento do Superendividamento”, um amparo para solucionar questões financeiras, situação que impacta a vida pessoal, bem como a saúde de muitas pessoas no Brasil. Os efeitos imediatos do projeto foram notados pelos participantes da proposta e pela comunidade, o que tornou possível a sua colocação entre os concorrentes do Prêmio Innovare 2024. A premiação agracia práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil, promovido pelo Instituto Innovare.

Organizado pelo professor do Departamento de Ciências Jurídicas (DCJ/UFPI), Demerval Nunes, em colaboração com a assistente social da UFPI, Líbia Mafra, e em parceria com a Superintendência de Recursos Humanos (SRH), o projeto envolve atividades com alunos dos Cursos de Direito e de Serviço Social da Instituição, bem como oferece as práticas desenvolvidas de maneira gratuita a seu público-alvo.

Na tarde da quinta-feira (11/7), a iniciativa que busca garantir o direito a um plano de pagamento de dívidas em até cinco anos aos servidores e técnicos superendividados, conforme assegurado pela Lei Federal Nº 14.181/2021, recebeu a visita de Rafael Cavalcante, consultor do Prêmio Innovare, responsável por analisar, assim como estudar os projetos que concorrem à premiação.

“Isso projeta a Universidade Federal do Piauí no cenário nacional”, destacou o professor Demerval Nunes sobre a colocação do projeto. Para ele, tal questão tratada por meio da iniciativa é uma situação que assola 70% da população, assim, a oportunidade oferecida dentro da academia demonstra a preocupação com técnico-administrativos e professores. “Este é o maior prêmio que é feito pelo Poder Judiciário e conta com projetos, bem como ações inovadoras em todo o Brasil. Então, quando a gente coloca a Universidade participando disso, passando para uma etapa seguinte, repercutindo boas iniciativas e práticas em todo o país, isso evidencia o trabalho que fazemos dentro da Instituição, o qual tem efeitos na comunidade”, enfatizou.

“A ideia é justamente que ele possa conhecer um pouco mais desse projeto de prevenção e tratamento ao superendividamento que é concorrente do Prêmio Innovare 2024. Iremos reportar a ele os grandes projetos que foram atendidos, os impactos proporcionados, e os ganhos que são levados para comunidade acadêmica”, finaliza Nunes acerca da visita do representante à Instituição.

Segundo a assistente social da UFPI, Líbia Mafra, as ações do projeto também buscam oferecer orientação financeira como parte do Programa de Pré e Pós Aposentadoria, ajudando os servidores a planejarem suas vidas após os anos de contribuição ao serviço público. “Fazemos encaminhamentos e orientações para acesso a direitos, políticas públicas e articulação com políticas de saúde e assistência social, para que essas pessoas possam procurar suporte emocional”, explica.

PASSEIO-13.jpg

Consultor do Prêmio Innovare conhece as atribuições e funcionalidade de Projeto da UFPI

De acordo com Rafael Cavalcante, o Prêmio Innovare é o ‘Oscar do judiciário’, que objetiva difundir boas práticas que tenham desenvolvido atividades em prol da comunidade, da justiça e melhorado as condições de vida das pessoas. “Eu venho em loco para verificar se o projeto está em funcionamento, se ele tem números, para fazermos um relatório com vistas à finalíssima que ocorrerá em Brasília. A colocação do projeto na premiação é muito importante para que o mesmo alcance mais pessoas. Como sabemos, no Brasil 70% da população está endividada e muitas vezes essas pessoas não sabem o que fazer. Então, é uma iniciativa muito boa que o Innovare quer divulgar para que outras pessoas possam também usufruir dessa ação”, frisou.

Na oportunidade, estiveram presentes a Superintendente de Recursos Humanos, Flávia Lorenne; os docentes do DCJ/UFPI, Nelson Juliano Matos, Olívia Brandão Melo; e o estudante Francimar dos Santos Soares, integrante do Projeto.

PASSEIO-16.jpg

Visita aconteceu no DCJ/UFPI

Sobre o Projeto

O Programa em sua atuação presta assessoria jurídica, esclarecimento, plano de pagamento e negociação com credores de forma gratuita, após diálogos conciliatórios com o poder judiciário, de modo que os primeiros julgados com respostas do poder público no plano de pagamento apresentado ou redução dos descontos já compareceram às reuniões de atendimento. A documentação necessária para participação no projeto deve ser apresentada no atendimento presencial às quartas-feiras, incluindo documentos pessoais de identificação, comprovante de residência, comprovantes de endividamento (despesas mensais, faturas, empréstimos, consignados, CDCs, mensalidades escolares ou de faculdade, financiamento de imóvel ou móveis) e outros documentos importantes (renegociações em andamento, pagamentos de pensão, dentre outros).

Com vistas a fomentar as práticas desenvolvidas no projeto aos outros campi, a Superintendente de Recursos Humanos da Instituição, Flávia Lorenne, destacou durante a visita às articulações para implementá-lo inicialmente no campus de Floriano. A iniciativa evidencia os esforços da Universidade em promover o bem-estar do corpo docente e técnico-administrativo.

Servidores da UFPI que desejem integrar o programa podem acessar o formulário de inscrição aqui.