Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Campus de Picos realiza acolhimento de novos médicos do Programa Mais Médicos

Campus de Picos realiza acolhimento de novos médicos do Programa Mais Médicos

Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2024, 16h44

WhatsApp_Image_2024-07-11_at_15.32.15.jpeg

Acolhida do Programa Mais Médicos (PMMB), em Picos (PI)

Nos dias 11 e 12 de julho, o Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), em Picos, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), sediou o evento de acolhimento para novos médicos do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB), organizado pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí em colaboração com a Superintendência de Atenção Primária à Saúde e Municípios e a Gerência de Atenção Primária à Saúde. O evento, que contou com a presença do Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo, teve como objetivo integrar e orientar os novos profissionais sobre os diversos aspectos do Programa.

Durante os dois dias, os integrantes do Programa puderam participar de uma série de painéis e mesas que abordaram desde o panorama do provimento profissional até questões éticas na atenção primária à saúde. Destacaram-se também discussões sobre o manejo da hanseníase, o desenho da rede de atenção à saúde no Estado e a importância da declaração de óbito como instrumento de coleta de dados epidemiológicos.

WhatsApp_Image_2024-07-11_at_15.32.14.jpeg

Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo

O vice-reitor da UFPI e tutor principal do programa na Instituição, Viriato Campelo, destacou a importância histórica da Universidade Federal do Piauí no Programa Mais Médicos, sendo a Instituição pioneira na iniciativa. "Recentemente, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) também ingressaram no programa, mas nós somos os mais antigos. Estamos comprometidos com um programa que coloca a saúde em destaque em todo o Brasil. Para o Piauí, essa iniciativa é crucial. Ao longo dos dias, conduzimos o acolhimento dos novos médicos, com treze supervisores e mais de duzentos médicos em estágio curricular obrigatório na supervisão acadêmica”, enfatizou.

Por último, o Vice-Reitor Viriato Campelo afirmou que a UFPI assumiu um papel fundamental na formação segura e acadêmica desses profissionais, demonstrando o compromisso contínuo com a saúde pública e a excelência educacional. “A presença ativa da UFPI, com seu papel essencial na formação e supervisão dos novos médicos, foi evidenciada ao longo do evento, reforçando seu compromisso com a saúde pública e a educação médica no Estado”, finalizou.