Mestrando da UFPI concorre a Prêmio Nacional de Design; votação popular inicia em 15/7

DSC_0631_roniebezer_1.jpg

Discente Roniê Bezerra da Silva concorre a Prêmio Nacional de Design

O mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Roniê Bezerra da Silva (Roniebezer), está concorrendo ao Prêmio Oxford de Design de 2024 com o projeto “Conexões, Memórias e Emoções”. Este ano, o concurso, que chega à sua sétima edição em uma parceria inédita com a revista Casa e Jardim, celebra a expressão única de cada lar. Os três finalistas participarão da cerimônia do prêmio em São Paulo com todas as despesas pagas. O grande vencedor será escolhido por um renomado júri e levará para casa o Prêmio Casa e Jardim, na categoria "Expressão", patrocinado pela Oxford. Vale mencionar, ainda, que a votação é aberta ao público, com abertura a partir de segunda-feira, 15 de julho. Confira aqui.

O designer Roniebezer comenta sobre sua participação na edição deste ano e compartilha um pouco sobre sua trajetória na UFPI: “Iniciei minha trajetória na UFPI em 2012 no atual Colégio Técnico de Teresina, logo após ingressei no curso Bacharelado em Design da Moda e Estilismo, também na UFPI. Fui morador da Residência Universitária, fiz parte de programas de Iniciação Científica e Tecnológica, hoje, sou mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente com foco em Design de Produto. Além da minha trajetória como pesquisador científico na Instituição, também sou Designer Gráfico e Ilustrador. Agora estou participando do concurso nacional de design promovido pela Oxford. Meu objetivo com essa participação não é apenas vencer, mas também trazer visibilidade para minha trajetória na UFPI e ser uma referência para outros alunos”, declara o mestrando.

Sobre seu trabalho dentro do tema da premiação, Roniebezer afirma que se inspirou na conexão emocional que se constrói com a convivência em um lar: “Dentro do tema, olhei mais para a questão ornamental, formas orgânicas como plantas, por exemplo, e alinhei isso às conexões e emoções que estão atreladas a um ambiente compartilhado, seja com família ou amigos”, destaca o estudante.

Dissertação no Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente

A pesquisa de mestrado do Designer Roniebezer tem como foco principal o desenvolvimento de um compósito ecológico utilizando fibras da palha do buriti em matriz polimérica, bem como a obtenção de suas respectivas características físico-químicas e mecânicas visando a aplicação em design de produto, especificamente armações de óculos. A pesquisa busca se alinhar com interesses socioambientais como sustentabilidade, capital natural, eficiência econômica e equidade, entre outros.

A economia ecológica oferece uma perspectiva alternativa à economia tradicional, focada não apenas no crescimento econômico, mas na manutenção e melhoria dos sistemas ecológicos e sociais dos quais a população depende. O trabalho também busca conscientizar sobre o uso de recursos naturais renováveis e praticar a redução de impactos ambientais por meio do design sustentável de produtos.

A pesquisa é orientada pelo Professor Jefferson Mendes de Souza, com coorientação da Professora Carla Eiras e da Professora Simone Ferreira de Albuquerque.

Conheça mais sobre os trabalhos do Designer Roniebezer, acesse seu portfólio.