Estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UFPI durante aula passeio em Pedro II (PI)
Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI) embarcaram, no dia 6 de julho, em uma jornada de descoberta pelo patrimônio histórico da cidade de Pedro II (PI). A iniciativa consiste em uma ação de extensão promovida pelo 3º Curso de Conservação e Restauro do Patrimônio Histórico da Instituição, que já havia passado pelas cidades de Oeiras (2022) e Amarante (2023) em edições anteriores.
Estudantes puderam explorar a arquitetura da cidade de Pedro II (PI)
O evento, representado pelo vice-reitor Viriato Campelo através da Profa. Carla Leite, vice-diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), foi descrito pela professora como "um momento histórico para os alunos, que têm a oportunidade de enriquecer seus conhecimentos através da experiência prática".
Professor Jean Rosa
O Professor Jean Rosa, um dos idealizadores do projeto, enfatizou o objetivo principal de proporcionar aos estudantes uma imersão prática. "Nosso objetivo é que os alunos vivenciem de perto como as construções refletem a identidade de cada região", afirmou.
Professor Afonso Getirana
Durante a expedição em Pedro II, a caravana foi guiada pelos Professores Afonso Getirana e Ernani Getirana da Academia Pedrossegundense de Letras e Artes, que apresentaram aos alunos os pontos históricos da cidade, oferecendo contextos detalhados apoiados por fotos e peças históricas.
Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Pedro II (PI)
Os estudantes tiveram a oportunidade de examinar de perto as características arquitetônicas de Pedro II, uma das cidades mais antigas do Piauí, e entender a história por trás dos materiais utilizados nas construções.
Desembargadora Lucicleide Belo
A visita também contou com o apoio local da desembargadora Lucicleide Belo, do Tribunal de Justiça, que destacou a importância de iniciativas que valorizam e preservam o patrimônio histórico.
Estudante de Arquitetura e Urbanismo, Naiana Aquino
"O que vemos aqui vale por mil aulas", comentou Naiana Aquino, estudante de Arquitetura e Urbanismo da UFPI, ressaltando a importância das experiências práticas fora da sala de aula.
Estudante de Arquitetura e Urbanismo, João Guilherme
João Guilherme, outro aluno do curso, também enfatizou a relevância do aprendizado prático: "Cada material carrega consigo uma história significativa".
Para o Professor Viriato Campelo, além de marcar o encerramento do curso de extensão, a visita proporcionou aos alunos uma experiência única, permitindo que aplicassem na prática o conhecimento adquirido em livros e apresentações.
Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPI, Bethania Guerra
Bethania Guerra, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPI, afirmou: "Sair da sala de aula e vivenciar na prática é essencial. Trazer os alunos para o ambiente real é enriquecedor e proporciona uma experiência única".
Nesse sentido, a visita do corpo acadêmico da UFPI à cidade de Pedro II concluiu as atividades da 3ª edição do Curso de Conservação e Restauro do Patrimônio Histórico: Entre a Teoria e a Prática. O evento, voltado para a preservação e o restauro do patrimônio histórico edificado, foi realizado entre os dias 4 e 6 de julho, com parte da programação promovida no Centro de Tecnologia da UFPI.
Estudantes e professores durante visita ao Morro do Gritador em Pedro II (PI)
Confira mais fotos: