Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Alunos de Arquitetura e Urbanismo da UFPI exploram patrimônio histórico em Pedro II (PI)

Última atualização em Terça, 09 de Julho de 2024, 16h25

PEDRO_II_VISITAS-2.jpg

Estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UFPI durante aula passeio em Pedro II (PI)

Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI) embarcaram, no dia 6 de julho, em uma jornada de descoberta pelo patrimônio histórico da cidade de Pedro II (PI). A iniciativa consiste em uma ação de extensão promovida pelo 3º Curso de Conservação e Restauro do Patrimônio Histórico da Instituição, que já havia passado pelas cidades de Oeiras (2022) e Amarante (2023) em edições anteriores.

PEDRO_II_VISITAS-65.jpg

Estudantes puderam explorar a arquitetura da cidade de Pedro II (PI)

O evento, representado pelo vice-reitor Viriato Campelo através da Profa. Carla Leite, vice-diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), foi descrito pela professora como "um momento histórico para os alunos, que têm a oportunidade de enriquecer seus conhecimentos através da experiência prática".

Jean_Rosa.jpg

Professor Jean Rosa

O Professor Jean Rosa, um dos idealizadores do projeto, enfatizou o objetivo principal de proporcionar aos estudantes uma imersão prática. "Nosso objetivo é que os alunos vivenciem de perto como as construções refletem a identidade de cada região", afirmou.

Afonso_Getirana.jpg

Professor Afonso Getirana

Durante a expedição em Pedro II, a caravana foi guiada pelos Professores Afonso Getirana e Ernani Getirana da Academia Pedrossegundense de Letras e Artes, que apresentaram aos alunos os pontos históricos da cidade, oferecendo contextos detalhados apoiados por fotos e peças históricas.

PEDRO_II_VISITAS-75.jpg

Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Pedro II (PI)

Os estudantes tiveram a oportunidade de examinar de perto as características arquitetônicas de Pedro II, uma das cidades mais antigas do Piauí, e entender a história por trás dos materiais utilizados nas construções.

PEDRO_II_VISITAS-58.jpg

Desembargadora Lucicleide Belo

A visita também contou com o apoio local da desembargadora Lucicleide Belo, do Tribunal de Justiça, que destacou a importância de iniciativas que valorizam e preservam o patrimônio histórico.

Naiana_Aquino.jpg

Estudante de Arquitetura e Urbanismo, Naiana Aquino

"O que vemos aqui vale por mil aulas", comentou Naiana Aquino, estudante de Arquitetura e Urbanismo da UFPI, ressaltando a importância das experiências práticas fora da sala de aula.

joao_guilherme.jpg

Estudante de Arquitetura e Urbanismo, João Guilherme

João Guilherme, outro aluno do curso, também enfatizou a relevância do aprendizado prático: "Cada material carrega consigo uma história significativa".

Para o Professor Viriato Campelo, além de marcar o encerramento do curso de extensão, a visita proporcionou aos alunos uma experiência única, permitindo que aplicassem na prática o conhecimento adquirido em livros e apresentações.

Bethania_Guerra.jpg

Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPI, Bethania Guerra

Bethania Guerra, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPI, afirmou: "Sair da sala de aula e vivenciar na prática é essencial. Trazer os alunos para o ambiente real é enriquecedor e proporciona uma experiência única".

Nesse sentido, a visita do corpo acadêmico da UFPI à cidade de Pedro II concluiu as atividades da 3ª edição do Curso de Conservação e Restauro do Patrimônio Histórico: Entre a Teoria e a Prática. O evento, voltado para a preservação e o restauro do patrimônio histórico edificado, foi realizado entre os dias 4 e 6 de julho, com parte da programação promovida no Centro de Tecnologia da UFPI.

PEDRO_II_VISITAS-112.jpg

Estudantes e professores durante visita ao Morro do Gritador em Pedro II (PI)

Confira mais fotos:

PEDRO_II_VISITAS-32.jpg