Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > LASOL/UFPI comemora 5 anos com fomento acadêmico e estímulo ao uso de energias renováveis

Última atualização em Segunda, 08 de Julho de 2024, 17h34

WhatsApp_Image_2024-07-08_at_17.27.07.jpeg

LASOL/UFPI durante participaçõ na Conferência Internacional de Energias Renováveis (CITER). Imagem: instagram @lasol.ufpi

Nesta segunda-feira, 8 de julho, a Liga Acadêmica de Energia Solar Fotovoltaica da Universidade Federal do Piauí (LASOL/UFPI) celebra cinco anos de existência. Estabelecida com o objetivo de ajudar os estudantes do curso de Engenharia Elétrica a se aprofundarem na temática da energia solar, a Liga foi criada por discentes e docentes, incluindo os professores Marcos Lira, diretor do Centro de Tecnologia; e Albemerc Moura, líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Energia Solar do Piauí. Atualmente, é composta por 35 membros, entre colaboradores, discentes e orientadores.

Fabíola Linard, orientadora da LASOL, manifesta felicidade em orientar e contribuir com os estudantes na extensão universitária. Ela ainda ressalta os benefícios da presença dos discentes: “A participação na Liga Acadêmica vai além da simples carga horária no histórico acadêmico. Ela enriquece o aprendizado, pois permite levar para a prática os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula. Além disso, os participantes da Liga são protagonistas das ações, trabalhando para solucionar problemas da sociedade, o que os estimula bastante. É uma grande realização ser responsável por sanar uma determinada necessidade da comunidade”, assegura.

Adeilton Silva, estudante e diretor de comunicação da LASOL/UFPI, comenta sobre como sua participação na Liga tem ajudado na sua formação: “O grande diferencial que eu associo a LASOL é o fato de ter aprendido bastante sobre energia solar. Além disso, ela me proporciona outros conhecimentos, como gerir pessoas, chefiar equipes, organizar eventos e participar de atividades sociais que buscam promover a melhoria de vida das pessoas em comunidades rurais. Ademais, melhorei minhas habilidades de comunicação, gestão e, principalmente, minha capacidade de trabalhar em equipe”, afirma.

WhatsApp_Image_2024-07-08_at_17.18.33.jpeg

Comunidades são atendidas pela LASOL/UFPI

A Liga Acadêmica realiza diversas atividades de cunho social, como cursos, criação de apostilas, participação em congressos, visitas técnicas e projetos como o “Canindé Solar” e o “SER TÃO SOL”, que levam energia fotovoltaica para comunidades menos favorecidas no Piauí, promovendo melhorias na vida dessas populações. Lucas Vinicius, presidente da LASOL, expressa que sua participação na Liga tem sido enriquecedora e fala sobre sua atividade favorita até o momento: “Dentre todos os projetos já desenvolvidos, o que mais me chamou a atenção foi uma das nossas primeiras ações como Liga Acadêmica, a GINCANA SOLAR. Levamos nossa experiência em energia solar para uma comunidade rural aqui do Piauí e foi muito gratificante estar lá ensinando, vendo a alegria da comunidade e das crianças em aprender e aplicar isso na sua realidade”, pontua.

WhatsApp Image 2024 06 27 at 08.41.49

Membros da LASOL/UFPI no CITER

A LASOL é fundamentada por três alicerces: ensino, pesquisa e extensão. A Liga Acadêmica promove ações sociais, ajudando a população vulnerável enquanto estimula e auxilia no aprimoramento dos discentes, além de propiciar o desenvolvimento de características essenciais, como o fortalecimento do espírito de liderança, resolução de obstáculos e compartilhamento do aprendizado.

Saiba mais sobre as ações da LASOL no instagram @lasol.ufpi.

lasol3.png