Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI e Rede Pense Piauí iniciam Etapa II da “Expedição Rota do Homem Americano”

UFPI e Rede Pense Piauí iniciam Etapa II da “Expedição Rota do Homem Americano”

Última atualização em Sexta, 05 de Julho de 2024, 13h53

WhatsApp_Image_2024-07-04_at_22.08.01.jpeg

Abertura da Etapa II “Expedição Rota do Homem Americano (ROTHAM)”, em Piripiri (PI)

Na noite de quinta-feira, 4 de julho, foi realizada a solenidade de abertura da Etapa II da “Expedição Rota do Homem Americano (ROTHAM)”, na Pedra das Letras, na comunidade de Barro, em Piripiri. O evento é organizado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), juntamente com a Rede Pense Piauí, uma rede de lideranças colaborativas em favor do desenvolvimento sustentável do estado. Participam da expedição pesquisadores da UFPI e de outras universidades, empreendedores sociais e autoridades públicas federais, estaduais e municipais.

O reitor da UFPI, Gildásio Guedes, comentou sobre a finalidade do projeto, destacando a importância de registrar o caminho percorrido pelas pessoas durante a época imperialista no estado. Ele também enfatizou as cidades que fazem parte da rota. “Estamos na segunda etapa da ROTHAM. Essas são rotas por onde passaram pessoas na época imperialista aqui no Piauí, que não estavam registradas nem reconhecidas. Essas rotas vão de Piripiri, passando por Batalha, Piracuruca, e chegando ao Cajueiro da Praia. São várias cidades. Dentre elas, temos também a cidade de Esperantina, onde também vamos passar. Vale ressaltar que este é um projeto de extensão registrado na Universidade Federal do Piauí, cujo coordenador é o professor Rômulo, do Centro de Ciências da Natureza”, destacou o reitor.

O coordenador do projeto, professor Rômulo Fontenele, também comentou sobre o projeto, frisando a intenção de criar uma produção que alcance outros públicos, tanto no Brasil quanto no exterior. “Este projeto traz a produção de um roteiro ecoturístico internacional para o Brasil, lançado em cinco idiomas, além do mapeamento arqueológico, espeleológico e paleontológico de todos os sítios e vestígios da passagem do homem pré-histórico, pré-colonial e atual no Brasil. O projeto é da Universidade Federal do Piauí, nosso principal apoiador, junto com a Rede Pense Piauí e toda a parte administrativa da FADEX”, destacou Rômulo.

Para o professor Rômulo Fontenele, além da perspectiva científica de mapeamento e estudo de todos esses patrimônios arqueológicos, históricos e naturais, o projeto também visa o desenvolvimento socioeconômico de, inicialmente, 26 municípios que abrangem essa região, com cursos, formação e geração de emprego e renda para as famílias que vivem nesses municípios. ‘Vamos reestruturar trilhas, sinalizar acessos a pontos turísticos e atrativos no estado. Iremos qualificar o atendimento, a recepção e a hospitalidade turística dos restaurantes no estado do Piauí”, completou.

A prefeita de Piripiri, Jôse Oliveira, participou do evento e falou sobre a felicidade de fazer parte da iniciativa, destacando a participação de intelectuais do estado e como o município de Piripiri será conhecido tanto no Brasil quanto no exterior. “Estou muito ansiosa para estar aqui com os professores. Ficamos muito felizes em saber que existem cidadãos intelectuais que se destacaram na vida através da educação e que estão compartilhando esse conhecimento com mais pessoas. Também estou muito feliz de ser a primeira mulher prefeita depois de mais de um século. Espero que vocês visitem mais Piripiri e contemplem nosso município, que será conhecido Brasil afora”, destacou.

Erlich Cordão, da Rede Pense Piauí, expressou o desejo de expandir o projeto para fora do país, levando as belezas do estado para outras universidades internacionais e comentou sobre a força do ecoturismo no estado. “Somos um estado com vocação para o ecoturismo de norte a sul e de leste a oeste. Gostaria de levar toda a nossa arqueologia para as principais instituições de ensino da Europa e dos Estados Unidos. Acho que é uma aposta certeira nesse público-alvo, pois eles poderão vir para o Piauí e conhecer as belezas que temos, muitas vezes não exploradas por nós mesmos”, apontou Erich.

Estiveram presentes na solenidade o reitor da UFPI, Gildásio Guedes Fernandes; a professora do curso de Arqueologia da UFPI, Amparo Carvalho; o assessor de relações institucionais da FADEX, Ribeiro Júnior; o coordenador do projeto, Rômulo Fontenele; o diretor do CREA, Hércules Medeiros; os deputados estaduais Henrique Pires e Wilson Brandão; o desembargador federal Carlos Pires Brandão; o desembargador do Tribunal de Justiça, Luiz Gonzaga Brandão Carvalho; o representante da Rede Pense Piauí Turismo, Erlich Cordão; o secretário de turismo do Piauí, José Neto; o secretário de Turismo de Parnaíba, Joca Vidal; e o chefe do Parque Nacional de Sete Cidades, Waldemar Justu.

WhatsApp_Image_2024-07-04_at_20.04.32.jpeg