Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Mestrado em Saúde da Mulher Promove Curso de "Síntese de Evidências Rápidas para Políticas Públicas"
Início do conteúdo da página

Mestrado em Saúde da Mulher Promove Curso de "Síntese de Evidências Rápidas para Políticas Públicas"

Imprimir
Última atualização em Sexta, 05 de Julho de 2024, 11h14

WhatsApp_Image_2024-07-05_at_11.06.01.jpeg

Sandra Maria Valle Leone de Oliveira apresenta curso “Síntese de Evidências Rápidas para Políticas Públicas”

Na tarde da quinta-feira (04), os discentes do Curso de Especialização e Mestrado em Saúde da Mulher participaram do curso “Síntese de Evidências Rápidas para Políticas Públicas”. O evento foi conduzido por Sandra Maria Valle Leone de Oliveira, pesquisadora da FIOCRUZ – MS, especialista na área de Políticas Informadas por Evidências.

Sandra destacou em sua palestra que “a produção de evidência é para reduzir a incerteza”. O curso abordou a importância das sínteses rápidas e revisões rápidas da literatura como produtos-chave para apoiar políticas de saúde informadas por evidências. No entanto, há uma grande variação na forma como esses produtos são desenvolvidos e poucas evidências empíricas sobre o impacto dos atalhos metodológicos nos resultados das revisões.

Os programas de resposta rápida e seus produtos são mecanismos importantes para a formulação de políticas de saúde baseadas em evidências, embora essas estratégias ainda precisem ser testadas empiricamente. “A utilização de evidências de pesquisas é essencial para assegurar que as intervenções de saúde sejam eficazes, não causem danos, não aumentem as iniquidades em saúde e otimizem os recursos disponíveis”, explicou.

WhatsApp_Image_2024-07-05_at_11.06.02.jpeg

Público prestigia curso

Importância das Sínteses de Evidências

As sínteses de evidências são fundamentais para a tomada de decisões informadas. Elas são relevantes para formuladores de políticas governamentais, trabalhadores de saúde, usuários dos serviços, gestores e representantes do setor produtivo privado.

“O processo de síntese de evidências inclui: Descrição detalhada de um problema e compilação das melhores evidências disponíveis para esclarecer sua magnitude e natureza; Descrição dos prováveis impactos das principais opções para abordar o problema; Informações e considerações sobre barreiras potenciais à implementação das opções e estratégias para lidar com essas barreiras”, disse Sandra Leone.

A síntese de evidências é um processo sistemático e transparente, garantindo a qualidade científica e a disponibilidade de informações para políticas informadas por evidências. “A meta é sistematizar e traduzir o conhecimento científico disponível nos estudos qualitativos, tornando-o acessível para a tomada de decisão”, explicou.

O evento foi destinado aos estudantes de graduação que compõem a liga em saúde digital, além dos discentes da especialização e mestrado em saúde da mulher. As sínteses rápidas têm sido amplamente utilizadas nos processos de incorporação, alteração e exclusão de tecnologias de saúde nos níveis macro e meso do sistema de saúde, bem como nas decisões clínicas e no apoio à elaboração de políticas de saúde.

Com a realização deste curso, os participantes estão mais capacitados para aplicar as metodologias de síntese rápida de evidências em suas respectivas áreas, promovendo a integração entre a pesquisa científica e a prática das políticas públicas de saúde

WhatsApp_Image_2024-07-05_at_11.06.01_1.jpeg

Fim do conteúdo da página