Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > NECriL e PPGEL/UFPI realizam palestra on-line sobre Linguagem e Direito amanhã (5)

Última atualização em Quinta, 04 de Julho de 2024, 16h47

palestra_tumb_1.png

O Núcleo de Pesquisa em Estudos Críticos e Linguagem (NECriL) e o Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí (PPGEL/UFPI) convidam para a palestra “Da fala para a escrita no sistema de justiça brasileiro” a ser proferida, no dia 5 de julho, pela Virgínia Colares, Professora Titular da Escola de Ciências Jurídicas da Universidade Católica de Pernambuco, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito e líder do Grupo de Pesquisa Linguagem & Direito [CNPq].

A palestra será realizada de forma on-line, no canal da TV Radiotec no YouTube, a partir das 17h e objetiva demonstrar como se constrói uma prova testemunhal a partir de um depoimento e em que medida o princípio de essencialidade e o princípio de fidelidade são aplicados simultaneamente na situação autêntica de interação na justiça. Acesse a transmissão aqui.

Vale mencionar que na quarta-feira, 3 de julho, a professora Virgínia participou como examinadora externa da defesa de tese de doutorado de Valdeny Costa de Aragão, professora do curso de Letras-Libras e doutorando do PPGEL/UFPI, sob a orientação do professor Ribamar Júnior.

De acordo com o professor orientador do trabalho, Ribamar Júnior, a tese defendida, valendo-se do referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso Crítica, do Estudo das Representações Sociais e da Teoria do Processo buscou analisar representações sobre direito linguístico e surdez em discursos jurídicos e seus efeitos no acesso à justiça de pessoas surdas e na tomada de decisões de magistrados.

defesa_de_tese_1.jpg

Professora Virgínia Colares em ocasião de defesa de tese no PPGEL/UFPI