Professor Juan Cisneros recebe título de cidadania piauiense. Foto: Thiago Ribeiro Lima Amaral/ALEPI
Na quarta-feira (03), ocorreu a solenidade de entrega, pela Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI), dos títulos de cidadania piauiense aos paleontólogos e professores da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Juan Carlos Cisneros Martinez e Willian Mikio Kurita Matsumura.
A cerimônia, realizada no Plenário Waldemar Macêdo, contou com a presença de autoridades e familiares dos homenageados. Juan Carlos Martinez, professor da UFPI e paleontólogo nascido em El Salvador, comentou sobre a emoção de receber o título após anos de dedicação e trabalho no Piauí. “Foi uma emoção muito grande, porque estou há 14 anos trabalhando no Piauí. Nunca imaginei que receberia um reconhecimento como esse, vindo de fora da comunidade acadêmica. Nesses 14 anos, tenho trabalhado com muito coração aqui pelo Piauí, literalmente percorrendo o estado de ponta a ponta, na procura de fósseis, que é a minha área de estudo”, afirmou.
Ele também destacou a riqueza de materiais para estudos paleontológicos presentes no Piauí. “Tenho tido a chance de conhecer lugares muito interessantes, bonitos e produtivos do ponto de vista paleontológico aqui no estado. O Piauí tem uma riqueza muito grande e pouco a pouco estamos tentando revelá-la. Esse reconhecimento nos motiva a continuar trabalhando numa área de pesquisa tão bonita como a paleontologia e a contar a história da vida, a história do planeta para todos”, declarou o professor.
Professor Willian Mikio Kurita Matsumura também foi agraciado com título. Foto: Thiago Ribeiro Lima Amaral/ALEPI
Willian Mikio Kurita Matsumura, também professor da UFPI e um dos homenageados, ressaltou a importância do acolhimento e reconhecimento dos trabalhos realizados no estado. “Com muita honra e alegria, todos nós recebemos essa linda homenagem de cidadania piauiense. Somos gratos não apenas pelo reconhecimento do nosso trabalho, mas por todo acolhimento que tivemos desde que chegamos no Piauí. Sou descendente de japoneses que, há mais de 100 anos, imigraram ao Brasil, inicialmente objetivando voltar, mas que ao longo do tempo, formando laços de família e amizades e enraizando sonhos, decidiram permanecer e tornar o Brasil seu lar. Espero seguir contribuindo com a ciência no Piauí e formando novos cientistas piauienses prontos para desbravar o mundo”, destacou Willian.
Na oportunidade, os produtores culturais Anderson Gomes da Silva e Márcio Fidelis dos Santos, ambos da Quadrilha Luar do São João, também foram agraciados com a honraria. Vale mencionar que a solenidade foi conduzida pelo presidente da Casa, deputado Franzé Silva (PT), e pelo autor dos projetos, deputado Fábio Novo (PT).