Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI recebe programação do 5º Festival Internacional de Bonecos do Piauí

UFPI recebe programação do 5º Festival Internacional de Bonecos do Piauí

Última atualização em Quinta, 04 de Julho de 2024, 08h30

DSC_0209.JPG

5º Festival de Bonecos do Piauí passa pela UFPI

Teve início na quarta-feira, 3 de julho, no Auditório Salomé Cabral, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a programação do 5º Festival Internacional de Bonecos do Piauí. Na UFPI, as atrações seguem até esta quinta-feira, 4 de julho. No entanto, o evento começou no dia 1º de julho, com espetáculos gratuitos diários no Riverside Shopping e nos Centros Educacionais Unificados (CEUs) das zonas Norte e Sul de Teresina. Além desses locais, as atrações também ocorrerão em escolas públicas, na APAE, em assentamentos, na Associação dos Cegos e no Abrigo de Idosos Frederico Ozanam.

DSC_0212_2.JPG

Coordenadora pedagógica do Festival, Naira Lopes Moura

O Festival já se estabeleceu como um dos principais acontecimentos culturais da região Nordeste, reunindo artistas de várias partes do Brasil e do mundo. "Estamos muito satisfeitos com a adesão e o entusiasmo do público este ano", comenta Naira Lopes Moura, coordenadora pedagógica do festival. "Além dos espetáculos diários no Riverside, durante o dia estamos promovendo apresentações itinerantes em locais como escolas públicas, assentamentos e instituições que atendem pessoas com deficiência, como a APAE."

DSC_0217.JPG

Organizador do evento, Chagas Vale

Chagas Vale, artista e um dos organizadores do evento, destaca a diversidade e a amplitude das apresentações deste ano. "Estamos recebendo grupos de diversos estados brasileiros e também internacionais, como da Colômbia, México e Argentina. Ao todo, são 19 grupos e 44 apresentações, distribuídas por diversos espaços culturais, incluindo áreas periféricas e instituições que raramente têm acesso a eventos culturais desse porte."

Durante o segundo dia do festival na UFPI, destacam-se os debates do Fórum de Cultura Popular, que abordam temas cruciais para o teatro de bonecos e para a cultura local. "Hoje teremos o primeiro Fórum de Cultura Popular aqui na UFPI, com palestras sobre o teatro de bonecos como recurso pedagógico e a importância da salvaguarda do teatro popular do Piauí", explica Naira Lopes Moura.

DSC_0221.JPG

Professora do Curso de Artes Visuais da UFPI, Lúcia Couto

Lúcia Couto, professora do curso de Artes Visuais da UFPI, enfatiza o impacto do festival na comunidade acadêmica e na sociedade em geral. "Além das apresentações, estamos promovendo oficinas e cursos de extensão, como a recente oficina de boneco gigante, que amplia as possibilidades de expressão artística dos nossos alunos e enriquece a cultura local."

O festival também se destaca por sua iniciativa inclusiva e acessível, levando arte e cultura para todos os públicos, conforme destaca Chagas Vale: "Estamos proporcionando acesso cultural a pessoas de diversas camadas sociais, incluindo a população em situação de rua e áreas de difícil acesso."

O 5º Festival Internacional de Bonecos do Piauí continua até o dia 6 de julho, com uma programação rica em espetáculos, debates e atividades educativas.

Mais informações, acesse @festivaldebonecospi.

DSC_0225_1.jpg