Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI participa de encontro para criação da Rede ICT Nordeste (Redictne)

UFPI participa de encontro para criação da Rede ICT Nordeste (Redictne)

Última atualização em Quarta, 03 de Julho de 2024, 17h16

Pacto entre Sudene, universidades e Consórcio marca o desenvolvimento do Nordeste do futuro

Foto: Agnelo Câmara/Sudene

O Diretor da Incubadora de Empresas do Agronegócio Piauiense da Universidade Federal do Piauí (INEAGRO/UFPI), professor Luiz Gustavo de Oliveira, participou no dia 28 de junho, em Recife (PE), da reunião para assinatura de uma carta de intenções para dar o primeiro passo na criação da Rede ICT Nordeste (Redictne). Em uma iniciativa inédita da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), instituições de ciência e tecnologia na região e o Consórcio Nordeste, o projeto tem como objetivo central reafirmar o papel dessas instituições, articuladas para o diálogo com os demais atores político-institucionais presentes na região, para a promoção do desenvolvimento regional.

O professor Luiz Gustavo de Oliveira ressaltou a importância da iniciativa e a capacidade das universidades federais do Nordeste em contribuir para o desenvolvimento da região. "As Instituições de Ensino podem ajudar e também ser participantes nesse processo de crescimento e desenvolvimento da região por meio de iniciativa da Sudene. Inclusive, sendo este um elemento chave no processo de industrialização, remetendo exatamente à sua função original, que é o desenvolvimento do Nordeste", destacou.

“Esse é um momento histórico: pela primeira vez a Sudene reuniu aqueles que representam a ciência, a pesquisa e a inovação no Nordeste, para que juntos possamos pensar o Nordeste do futuro, incorporando a pesquisa ao Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) e à Nova Indústria Brasil (NIB). Ou seja, agregar aqueles que têm conhecimento àqueles que estão formulando os planos para que a gente possa transformar isso em realidade e mudar a vida do povo do Nordeste”, afirmou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral. Ele ressalta que a melhoria na competitividade da região só pode ser alcançada a partir de investimentos em infraestrutura, avanços na educação e inovação.

Segundo a Sudene, a região competitiva, aproveitando a janela de oportunidades a partir da neoindustrialização, é o que move a iniciativa. Para se inserir no novo cenário nacional, o Nordeste precisa estruturar as cadeias agroindustriais e digitais, o complexo industrial de saúde, investir na bioeconomia, na descarbonização e na transição e segurança energéticas, promover a transformação digital da indústria e desenvolver tecnologias de interesse para soberania e defesa nacionais.

Estavam presentes, na reunião, representantes de nove universidades das 20 que integram a Rede Nordeste (Rene) da Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Por último, a Sudene espera que seja assinado um acordo de cooperação técnica com todos os integrantes da Rede em dois meses, já com a definição do plano de trabalho e as metas a serem alcançadas. A primeira “entrega” da iniciativa será um mapeamento das pesquisas em andamento nas instituições de ciência e tecnologia da região alinhadas com as missões da nova política industrial brasileira. Em seguida, será elaborada uma agenda de pesquisas a partir das necessidades do Nordeste, com o olhar para a inovação, o que levará à necessidade de discutir as políticas de financiamento, que não fazem jus aos desafios regionais.

*Com informações de Sudene