Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto de Extensão da UFPI exibe documentário “Poetas do Tambor” nesta quinta (4)

Última atualização em Quarta, 03 de Julho de 2024, 10h39

WhatsApp_Image_2024-07-02_at_14.30.44.jpeg

Exibição de documentário "Poetas do Tambor" acontece amanhã (4) no Auditório da ADUFPI

A partir de uma iniciativa do projeto de extensão “Saberes e Fazeres Afro-Indígenas”, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com o apoio da Diretoria da Associação dos Docentes da UFPI (ADUFPI), será exibido gratuitamente, nesta quinta-feira (4), o documentário "Poetas do Tambor", às 18h, no Auditório da ADUFPI.

O documentário aborda a resistência e a rica tradição do Tambor de Crioula no Piauí, apresentando seus mitos de origem, considerados pelos praticantes como abençoados por Jesus Cristo e dançados por São Pedro. Financiado pela Secretaria de Estado de Cultura do Piauí através do I Edital de Audiovisual, o documentário tem direção de Ricardo Pereira e Roberto Pereira, e produção de Vivian Maggi e Elaini Pacheco.

A pesquisa que fundamenta o filme é baseada na tese de mestrado de Ricardo Pereira, defendida na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Recentemente, "Poetas do Tambor" foi selecionado para a “Terceira Conferência Continental sobre Estudos Afro-Latino-Americanos 2024”, um evento em parceria entre a Universidade de Harvard e a USP, que ocorre em julho.

O coordenador do projeto, professor Agostinho Coe, enfatizou a importância do evento: "É fundamental, a partir dessas experiências, conhecermos mais sobre nossa história e os protagonistas de nossas tradições culturais. Tais iniciativas nos permitem registrar em livro e no formato audiovisual as grandes celebridades do nosso estado, que ainda são pouco valorizadas e reconhecidas. Que as futuras gerações, ao conhecerem, ajudem a preservar e divulgar as riquezas culturais do Piauí".

"Poetas do Tambor" explora as diversas práticas culturais associadas ao Tambor de Crioula, incluindo seus mitos de origem e sua história ligada à escravidão negra. O documentário também aborda as proibições históricas enfrentadas pelo tambor nas cidades do Piauí e o pagamento ainda exigido em delegacias do interior do estado. Além disso, destaca a paixão dos tamborzeiros, baiadores e baiadeiras, a memória dos praticantes falecidos, a religiosidade envolvida e a importância da cachaça para manter o tambor vibrando até o amanhecer.

A obra audiovisual possui versões legendadas em inglês, francês e espanhol, além de opções com audiodescrição e interpretação em Libras, tornando-se acessível a um público diversificado.

Durante a exibição na ADUFPI, os espectadores poderão participar de uma roda de conversa com os realizadores do filme. Também haverá uma roda de tambor com a presença de alguns dos maiores poetas tamborzeiros do Piauí.