O Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) promove, entre os dias 4 e 6 de julho, o 3° Curso de Conservação e Restauro do Patrimônio Histórico: Entre a Teoria e a Prática. O evento, voltado para a área da preservação e do restauro do patrimônio histórico edificado, possui uma abordagem teórica, composta por palestras e uma aula passeio, que este ano será na cidade de Pedro II, a 205 km de Teresina.
O objetivo é transmitir conhecimentos ligados à preservação do patrimônio, melhorando a compreensão sobre a conservação e o restauro de conjuntos históricos edificados, de interesse preservacionista.
O Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo, enfatiza a relevância do curso para a integração da UFPI com a comunidade. "A importância desse curso reside no fato de que a Universidade cumpre o papel de sair de dentro do campus e chegar até a comunidade. Além do aluno, aprender sobre a conservação do patrimônio, ele também aproveita para conhecer o seu patrimônio material. Em edições anteriores, visitamos cidades como Oeiras, Santo Inácio e Amarante, e agora estamos nos dirigindo a Pedro II", destacou.
A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Profa. Betânia Guerra, destaca a importância dessa combinação de teoria e prática. “É um prazer sempre abrigar este evento científico que combina teoria e prática, enriquecendo e contribuindo para o conhecimento dos interessados na área da conservação e do restauro do patrimônio edificado", disse.
O evento contará com a presença do arquiteto piauiense radicado em Roma, Jean Rosa, especialista na área de restauro. Anualmente, Jean Rosa retorna ao Piauí para ministrar um ciclo de palestras na UFPI, sempre finalizando com uma aula passeio, proporcionando aos participantes uma oportunidade prática de aprendizado e exploração do patrimônio local.
O arquiteto pontua que propõe esses encontros, para discutir e comentar a temática teórica, metodológica e prática, que envolve o Patrimônio Histórico e seu futuro, avaliando alguns exemplos nacionais e internacionais. “Tudo a partir de um sintético relato, visível, de minhas experiências teóricas e práticas, com foco em casos de estudos realizados na teoria e, na prática, em canteiros de obras e exercício didático das atividades em laboratório acadêmico de restauro, docência”, finalizou.