Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI e Rede Pense Piauí realizam a Etapa II da ‘Expedição Rota do Homem Americano’

Última atualização em Terça, 02 de Julho de 2024, 16h16

A Universidade Federal do Piauí e a Rede Pense Piauí, rede de lideranças colaborativas em favor do desenvolvimento sustentável do estado, realizam o lançamento da Etapa II da ‘Expedição Rota do Homem Americano (ROTHAM)’, que acontece no dia 4 de julho, de 19h às 22h, na Pedra das Letras (comunidade de barro), em Piripiri. O grupo é formado por Pesquisadores da UFPI e outras universidades, empreendedores sociais, autoridades públicas federais, estaduais e municipais.

0c5cfbbb-3083-4829-b7f5-d7d0457b6a12.jpg

A expedição que vai de Piripiri até Cajueiro da Praia, segue até o dia 6 de julho, explorando a região Norte do estado, contornando e desbravando as maravilhas naturais do Parque Nacional de Sete Cidades, as cachoeiras deslumbrantes ali presentes e os sítios arqueológicos, como o Arco do Covão. O encerramento acontece no topo da Pedra da Maçaranduba, localizada em Cajueiro da Praia.

Na jornada, serão visitadas atrações naturais, arqueológicas, históricas e culturais nos municípios de Batalha, Piracuruca, Caxingó e Cocal, finalizando então em Cajueiro da Praia. O intuito é explorar e revelar os caminhos pré-colombianos que interligam vastas regiões da América e se estendiam da Venezuela até a Paraíba e da bacia do Prata até o Norte do Piauí.

O Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, comenta sobre a participação da instituição no projeto. “A universidade sempre participa, porque nós temos professores inseridos no projeto. Eu participei da primeira etapa e agora quero participar da terceira em conjunto com os nossos Docentes que estão coordenando essa etapa. Além destes dois que são líderes, temos também muitos outros companheiros, participantes e membros da Rede Pense Piauí, que é uma das organizadoras do evento, com a Universidade Federal do Piauí”, afirma.

23612572-15b3-4022-944c-3451e7f0758c.jpg

Além das visitas às belezas naturais do estado, a rota também vai visitar igrejas, como a CATHÉDRALE N. Senhora do CARMO, em Piracuruca. O Organizador do projeto, Rômulo Fontenele expressa a importância histórica da visitação aos templos construídos no caminho. “As igrejas representam a continuidade do caminho, do pré-colombiano ao colonial e o contato com as civilizações indígenas e colonizadores. No Piauí, as igrejas coloniais estão também nos caminhos ancestrais, e incluídas na Rota porque os colonizadores caminhavam com os indígenas”, declara Rômulo.

Uma das justificativas do projeto é a necessidade de realizar estudos de Mapeamento Arqueológico, Turístico e Patrimonial Ambiental dentro das ações previstas para o Programa, que consolida essa parceria entre a Rede, a universidade e o Curso de Especialização em Educação Patrimonial Ambiental no Ensino de Ciências da Natureza - CEAD/UFPI, dentre outras prestigiadas instituições. As Etapas de ações iniciais de prospecção e mapeamento de sítios naturais/culturais no Piauí ocorrem com a Expedição, que está em plena fase de execução.

Rede Pense Piauí

Formada por lideranças dos mais diversos segmentos, a Rede constitui uma iniciativa suprapartidária que pretende superar fragmentações sociais, mediante a estruturação de espaços de encontros e de debates, de modo a propiciar a formação de uma inteligência coletiva capaz de colaborar nas instâncias de decisões em favor do desenvolvimento do Estado e do bem comum.

Confira a rota completa da expedição

2398ab2d-7034-45aa-b70a-e598258411db.jpg04/07/2024 – Quinta-feira.
Em Teresina–PI:
08h - Saída da FADEX/UFPI para Piripiri;
Em Piripiri:
14h – Pedra das Letras (Comunidade do Barro)
19h - Lançamento e Diálogos Institucionais (Auditório da Estação ou da CRISFAPI);
21h – Jantar e pernoite (hospedagem livre).

05/07/2024 – Sexta-feira.
Em Piripiri–PI:
07h - Saída para o município de Batalha;
Em Batalha–PI:
8h - Cachoeira do Urubu/Cachoeira do Xixá;
10h – Sítio Arqueológico da Pedra do Letreiro
11h – Diálogos Institucionais (Auditório do Formigueiro);
12h30-13h30 – Almoço e saída para Piracuruca.
Em Piracuruca–PI:
14h30 - Parque Nacional de Sete Cidades;
19h - Igreja Matriz de N. Sr.ª do Carmo;
20h – Conferência Científica
21h30 – Jantar e Pernoite (hospedagem livre).

06/07/2024 – Sábado
Em Piracuruca–PI:
07h – Saída para o Arco do Covão, em Caxingó–PI;
Em Caxingó–PI:
08h – Sítio Arqueológico do Arco do Covão;
11h – Saída para Cocal-PI;
Em Cocal–PI:
11h30 – Igreja de N. Sra. Do Rosário (Frecheira da Lama)
12h30-14h – Olho D'água Doce (Almoço e saída para Cajueiro da Praia).
Em Cajueiro da Praia–PI:
16 h – Sítio Arqueológico da Pedra da Maçaranduba;
Pôr-do-Sol;
Proclamação da Carta da Expedição;
Encerramento da Expedição (Jantar, pernoite e hospedagem livre).

07/07/2024 – Domingo
Em Cajueiro da Praia:
08h - 13h - Mapeamento arqueológico, turístico e patrimonial ambiental no município de
Cajueiro da Praia (Equipe Científica);
13h – Almoço e retorno para Teresina.