Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Lançamento do livro biográfico do oftalmologista Fernando Pires Ferreira

Lançamento do livro biográfico do oftalmologista Fernando Pires Ferreira

Última atualização em Segunda, 01 de Julho de 2024, 14h52

WhatsApp_Image_2024-06-29_at_09.51.53.jpeg

Solenidade de lançamento de livro na ACIPI

A biografia “Fernando Pires Ferreira: Um Bruxo à Mesa de Jantar”, de autoria do escritor Eneas do Rêgo Barros, foi lançada, no sábado, 29 de junho, na Academia de Ciências do Piauí (ACIPI). A obra tem o selo da Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI), e resulta de um Termo de Compromisso firmado entre a UFPI, a ACIPI e a Editora Nova Aliança, assinado em 21 de julho de 2023, durante uma audiência no Salão Nobre da Reitoria. A solenidade contou com a presença de membros da Academia de Ciências, profissionais de saúde, e entusiastas da história do médico piauiense.

Em seu pronunciamento, o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, ressaltou o papel da Universidade em trazer à tona histórias que contribuem para a construção da memória científica e cultural do Estado. “A UFPI é um espaço de difusão cultural e edificação de conhecimento. Nós, como Administração Superior, estimulamos o desenvolvimento de ações que preservem a história do nosso povo. Portanto, um livro sobre o oftalmologista piauiense Fernando Pires Ferreira é de extrema importância para quem produz ciência e para o público em geral”, enfatizou.

O Vice-Reitor da UFPI e editor da obra, Viriato Campelo, destacou que a Universidade trabalha para contar a história de grandes piauienses à sua população. “Fernando Pires Ferreira foi um importante médico piauiense no século XIX, desempenhando um papel significativo no Piauí como um grande homem de comportamento social, cultural e intelectual. Ele também realizava cirurgias para necessitados no Rio de Janeiro. Precisamos resgatar a memória desse grande piauiense. Agora estamos lançando sua biografia para que chegue a todos. A Universidade está sempre participando desses processos de parceria", comentou.

O autor do livro, Eneas Barros, relatou a história de Fernando Pires e a origem da ideia de escrever a obra. "Fernando Pires foi um oftalmologista parnaibano que, ao um ano de idade, mudou-se para São Bernardo (MA). A partir daí, ele começou a viajar, indo para São Luís. Com quinze anos, foi para Paris estudar na faculdade de ciências e, posteriormente, medicina. Ele passou dez anos em Paris e trouxe para o Brasil um método novo e revolucionário para a época: a cirurgia de catarata", finalizou.

WhatsApp_Image_2024-06-29_at_09.12.05.jpeg

Fernando Pires Ferreira - O oftalmologista Fernando Pires é natural de Luzilândia, cidade há quase 250 km da capital Teresina. O médico foi para o Rio de Janeiro estudar e também para a Europa, sendo o primeiro oftalmologista diplomado com certificado estrangeiro. Além disso, foi um dos pioneiros da cirurgia de catarata, realizando o procedimento em sua mãe, o que confere maior complexidade ao trabalho realizado, considerando que naquela época, século XIX, os recursos eram mais escassos.

Fernando Pires Ferreira também é o Patrono da Cadeira 18 da ACIPI, ocupada pelo Vice-Reitor Viriato Campelo.