Primeiro médico oftalmologista brasileiro e piauiense diplomado com certificado estrangeiro, a biografia “Fernando Pires Ferreira: um bruxo à mesa de jantar”, publicada pelas Editoras da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI) e Nova Aliança, será lançada neste sábado (29), às 9h, na Academia de Ciências do Piauí (ACIPI). O livro é de autoria do escritor Eneas do Rêgo Barros.
A produção do livro foi firmada a partir de um Termo de Compromisso entre a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Academia de Ciências do Piauí e a Editora Nova Aliança. A assinatura ocorreu em 21 de julho de 2023, em audiência no Salão Nobre da Reitoria.
Editor da obra, o Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo, ressalta que o médico Fernando Pires Ferreira é o pai da oftalmologia no Brasil. “A Universidade se sente orgulhosa em concluir mais essa tarefa, iniciada a partir do acordo firmado em julho do ano passado. Então, eu estendo meu convite para todos aqueles que amam a história do nosso Estado, uma vez que o livro remete à nossa história e às origens da medicina. Aproveito também para destacar que o livro terá outros lançamentos, como na Academia Nacional de Medicina (ANM), a mais importante instituição de Medicina desde o Império”, enfatiza.
Fernando Pires Ferreira - O oftalmologista Fernando Pires é natural de Luzilândia, cidade há quase 250 km da capital Teresina. O médico foi para o Rio de Janeiro estudar e também para a Europa, sendo o primeiro oftalmologista diplomado com certificado estrangeiro. Além disso, foi um dos pioneiros da cirurgia de catarata, realizando o procedimento em sua mãe, o que confere maior complexidade ao trabalho realizado, considerando que naquela época, século XIX, os recursos eram mais escassos.
Fernando Pires Ferreira também é o Patrono da Cadeira 18 da ACIPI, ocupada pelo Vice-Reitor Viriato Campelo.