Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > 3ª edição do UFPI Fashion Day aborda a essência do Piauí e seus elementos na moda

Última atualização em Sexta, 28 de Junho de 2024, 11h16

foto 1 copy copy

Criatividade, arte e muita moda movimentam o 3º UFPI Fashion Day

Com o tema "A essência piauiense – o encanto dos elementos naturais na moda", na tarde de quinta-feira, 27 de junho, aconteceu a 3ª edição do "UFPI Fashion Day" no prédio do curso de Moda, Design e Estilismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com início às 14h. O evento é um projeto de extensão da disciplina de Marketing e Comunicação do curso de Moda, sob a orientação da professora Liliane Araújo Pinto.

A professora Liliane Araújo afirma que o tema deste ano foi escolhido a partir de uma análise do mercado de moda em Teresina. "Os estudantes buscaram resgatar o que temos de bom aqui. Temos alunos, ex-alunos e egressos que participaram e são empreendedores no mercado da moda. É tudo autoral, mostrando o que há de bonito no Piauí. As palestras, oficinas e mesas-redondas também trouxeram essa essência, a essência do Piauí e os encantos de suas belezas naturais", destaca.

Equipe organizadora do UFPI Fashion Day

Ela explica que todo o conceito do evento foi criado por estudantes do curso. "Dentro das minhas disciplinas, trabalhamos desde a concepção da marca até a realização do produto, que no nosso caso é a realização do serviço, que é o UFPI Fashion Day. Então todas as etapas são feitas por estudantes, desde a criação da logomarca, a escolha da temática e das oficinas. É um trabalho muito rico, uma experiência valiosa para eles, porque uma das áreas da moda também inclui eventos, e dentro dos eventos estão as performances, o backstage que antecede o desfile e o próprio desfile", acrescenta a professora.

Imagem do WhatsApp de 2024 06 28 às 10.43.22 b5f96b00

Evento também é composto por workshops, palestras e mesas-redondas

A 1ª edição do evento teve como foco uma amostragem de peças de moda, como roupas e acessórios, que estavam sendo produzidas nas disciplinas de Pesquisa e Criação, Modelagem, Montagem II e Design e Detalhes de Acessórios, através de um desfile. Já a 2ª edição, realizada no segundo semestre de 2023, incluiu workshops, palestras e mesas-redondas, contando com a coordenação dos professores Aléx Allén e Cícero de Brito, e planejamento da professora Liliane Pinto.

A 3ª edição do UFPI Fashion Day trouxe como temática principal a essência do Piauí. A aluna Júlia Castro, do 5º período do curso de Moda, explica que a caracterização do desfile foi pensada como uma casa de interior. "Neste ano, estamos trazendo a ideia da essência piauiense, o encanto dos elementos naturais na moda e como esses elementos piauienses influenciam nossa criação. Estamos desenvolvendo toda a caracterização do evento baseada em uma casinha de interior. Temos a sala, a cozinha, o quarto, como uma casinha de vó, proporcionando essa nostalgia. A parte do desfile é nosso terraço", explica Júlia enquanto mostra o cenário.

O evento também contou com exposições de alunos e egressos do curso de Moda, além de uma exposição de estamparia onde uma peça foi estampada ao vivo para o público presente. Vinte e cinco alunos da disciplina de Marketing e Comunicação elaboraram as peças, cenários, conceitos e produziram o evento.

Júlia explica ainda que o evento contribui para sua formação profissional, proporcionando a experiência de organizar um desfile de moda completo, participando de todas as etapas do processo. "O evento está contribuindo muito para a minha formação, principalmente na questão de organização de eventos e de marketing. Atingimos muitas pessoas, fizemos publicidade para as marcas que foram nossas patrocinadoras e tudo isso vai contribuir para nosso futuro profissional", conclui.

Imagem do WhatsApp de 2024 06 28 às 10.43.52 14c0e284

Estudante do Curso de Moda, Júlia Castro

Alunos e alunas do curso técnico de Produção de Moda do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) José Pacífico de Moura Neto também participaram do evento, colaborando com os estudantes do curso de Moda da UFPI na produção do UFPI Fashion Day. A aluna Ana Vitória comentou que a participação no evento reforça seu desejo de, futuramente, ingressar no curso de Moda no ensino superior. "Viemos aqui ajudar para termos uma experiência com o que iremos trabalhar no futuro. Participar dessas atividades chama nossa atenção para realmente querermos fazer uma faculdade de moda", explicou.

Confira mais fotos:

Imagem do WhatsApp de 2024 06 28 às 10.44.58 a358c6a8 copy