Projeto de extensão da UFPI integra Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS)

carla solange

Professora Carla Solange ao lado de estudantes que compõem o Projeto de Extensão

Com o objetivo de monitorar o influenza e outros vírus respiratórios, avaliar os dados de amostras sequenciadas do SARS-CoV-2, acompanhar a tendência de morbimortalidade das doenças respiratórias e mensurar os casos de internação e óbito por SRAG, o projeto Vigilância laboratorial do plano de contingência para sazonalidade e epidemias das síndromes gripais foi aprovado para Implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS). O projeto é coordenado pela professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Carla Solange de Melo Escórcio Dourado, do Curso de Farmácia, em parceria com o Laboratório Central do Estado (LACEN-PI), desde fevereiro de 2024.

O projeto tem apoio e financiamento do Ministério da Saúde, do Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (DEX/UnB), do Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX) e da Federação Nacional dos Farmacêuticos (FENAFAR).

Segundo a Profª. Carla Solange, no contexto do enfrentamento das síndromes gripais, a investigação laboratorial para o diagnóstico da covid-19 e outros vírus respiratórios é uma estratégia essencial e reconhecidamente eficaz como apoio na interrupção da cadeia de transmissão. “Nosso propósito é apoiar em caráter complementar o LACEN/PI, no que diz respeito ao monitoramento do influenza e outros vírus respiratórios durante o período de sazonalidade”, finaliza.