Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto de extensão da UFPI integra Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS)

Última atualização em Sexta, 28 de Junho de 2024, 09h24

carla solange

Professora Carla Solange ao lado de estudantes que compõem o Projeto de Extensão

Com o objetivo de monitorar o influenza e outros vírus respiratórios, avaliar os dados de amostras sequenciadas do SARS-CoV-2, acompanhar a tendência de morbimortalidade das doenças respiratórias e mensurar os casos de internação e óbito por SRAG, o projeto Vigilância laboratorial do plano de contingência para sazonalidade e epidemias das síndromes gripais foi aprovado para Implementação da Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS). O projeto é coordenado pela professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Carla Solange de Melo Escórcio Dourado, do Curso de Farmácia, em parceria com o Laboratório Central do Estado (LACEN-PI), desde fevereiro de 2024.

O projeto tem apoio e financiamento do Ministério da Saúde, do Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (DEX/UnB), do Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX) e da Federação Nacional dos Farmacêuticos (FENAFAR).

Segundo a Profª. Carla Solange, no contexto do enfrentamento das síndromes gripais, a investigação laboratorial para o diagnóstico da covid-19 e outros vírus respiratórios é uma estratégia essencial e reconhecidamente eficaz como apoio na interrupção da cadeia de transmissão. “Nosso propósito é apoiar em caráter complementar o LACEN/PI, no que diz respeito ao monitoramento do influenza e outros vírus respiratórios durante o período de sazonalidade”, finaliza.